Blog Conectiva

4 dicas de como promover uma boa convivência em condomínio

Compartilhar espaços comuns sem desarmonias ou conflitos, viver uma rotina pautada no bom senso e na empatia: a boa convivência em condomínio tem tudo para promover esses resultados. Claro, a proximidade com os vizinhos nem sempre é fonte de satisfação, e os problemas acabam mesmo acontecendo. A boa notícia está no fato de que atitudes simples podem contornar e mesmo evitar muitos desses transtornos.

Prossiga lendo e conheça 4 dicas valiosas para viver bem no seu condomínio!

1. Coloque gentileza e educação na convivência diária

Na correria do dia a dia, as pequenas gentilezas e cortesias não devem ser esquecidas, pois fazem toda a diferença ao lidar com as pessoas.

Importante também considerar que o outro pode ter vivido experiências ruins no dia ou na semana. A pessoa pode estar sob estresse. Assim, mantenha a calma, releve desavenças ou “caras” ruins e sempre seja cortês.

Por isso, práticas tão corriqueiras como cumprimentar quem cruza o seu caminho nas dependências do prédio, sorrir, conversar, vão demonstrar sua amabilidade e afastar antipatias gratuitas.

2. Privilegie o bem-estar comum nas atitudes cotidianas

O convívio social se abala facilmente por ações que, de alguma maneira, incomodam o outro. Tendo isso em mente, fique alerta às seguintes situações:

  • ao abrir a porta de seu carro, tome cuidado para não bater no veículo ao lado. Também ocupe apenas o espaço da sua vaga: os espaços de estacionamento costumam ser estreitos, então, muita atenção para evitar problemas;
  • nunca jogue guimbas de cigarro pelas janelas das unidades: o vento pode conduzi-las até as outras unidades que estão abaixo, promovendo risco de incêndio;
  • jamais jogue lixo ou líquidos pela janela de sua unidade, pois eles podem poluir as áreas comuns ou as unidades de baixo.

Também fuja de:

  • fazer barulho após o horário convencionado para estabelecer silêncio;
  • segurar o elevador por mais tempo do que o normal;
  • deixar seu animal de estimação escapar do apartamento e circular sozinho pelo condomínio.

Essas, entre outras condutas que podem gerar perturbação, são inimigas da boa convivência em condomínio. Portanto, planeje sua rotina para que nada disso jogue contra a sua determinação de viver em paz com a vizinhança.

3. Participe das reuniões condominiais

Separe um tempinho para participar das assembleias do seu edifício. Fazer isso vai colocar você a par — em primeira mão — das questões que envolvem o lugar onde você mora.

Além do mais, esse engajamento será útil para você conhecer melhor o processo de tomada de decisões em seu condomínio, inteirar-se sobre o que é pretendido para ele, assim como dar sua opinião e tê-la devidamente considerada.

4. Preserve a segurança no condomínio

Quem mora em apartamento preza muito a segurança, um dos maiores benefícios da vida em condomínios. Desse modo, descuidar desse aspecto é arriscar sua boa imagem perante os demais condôminos.

Por isso, tome os seguintes cuidados:

  • ao receber amigos e parentes nas áreas comuns, a exemplo da churrasqueira e do salão de festas, não permita que fiquem entrando e saindo do edifício, pois essa movimentação compromete a segurança;
  • transite com seu veículo sempre em baixa velocidade, pois, desse jeito, você anula o risco de machucar alguém;
  • ao contratar pessoal para reparos, peça e verifique referências, a fim de afastar perigos e prejuízos que podem se estender a todos;
  • se o seu condomínio não tem porteiro, mantenha sempre a portaria fechada — faça isso tanto na portaria externa quanto na porta de acesso ao hall;
  • ao entrar e sair com seu veículo, verifique se o portão de acesso fechou completamente antes de arrancar. Assim, você se resguarda da ação de bandidos oportunistas.

Como todo relacionamento é via de mão dupla, a boa convivência em condomínio depende da atitude de todos. Faça a sua parte: com isso, você aumenta as chances de viver em um lugar cada vez mais agradável e prazeroso!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos que interessam a quem vive em condomínio!

 

26 de janeiro de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *