Blog Conectiva

4 dicas infalíveis para um controle de despesas de condomínio eficaz

Você quer que seu condomínio tenha um controle de despesas eficaz, mas não sabe exatamente como isso pode ser feito? Então, pare de se preocupar agora mesmo. No post de hoje, nós mostraremos a você 4 dicas infalíveis para um bom controle de despesas.

Essas dicas são extremamente importantes, pois tornam a gestão do condomínio mais transparente e equilibrada. Além disso, geram economia para todos os moradores e uma melhor aplicação dos recursos do local. Vamos às dicas?

1. Planeje sempre

Quando se fala em finanças, um bom planejamento é sempre essencial. Em primeiro lugar é preciso ter um retrato da situação atual do condomínio para que se possa, então, saber onde é possível chegar.

Se o condomínio possui dívidas e contas atrasadas, por exemplo, é preciso planejar maneiras de recuperar recursos para sair da crise. Caso haja dinheiro em caixa, pode-se pensar em baratear a taxa de condomínio ou investir em reformas ou outras melhorias, conforme for o interesse dos condôminos.

O que nunca deve acontecer é um controle financeiro às cegas, sem qualquer tipo de planejamento ou estudo prévio.

2. Registre manutenções e reparos efetuados

Um passo importantíssimo para um controle de despesas eficaz é o registro de todas as manutenções e reparos efetuados, bem como de todas as outras despesas.

Muitas vezes, por serem pequenos e baratos, alguns reparos deixam de ser registrados e não entram na conta do condomínio. Isso faz com que não exista transparência nas contas, além de a visualização da real situação financeira do prédio ser prejudicada.

Lembre-se de que muitas manutenções e reparos possuem garantia, então a mesma empresa fará a correção do problema, caso ele persista. O registro dessas informações impedirá, então, que o condomínio perca o controle e contrate um novo serviço, gerando despesas desnecessárias.

Por isso, o registro é essencial. Como os livros já ficaram obsoletos, você pode optar por planilhas de Excel. Hoje, já existem planilhas disponíveis na internet preparadas exclusivamente para essa finalidade.

3. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o controle de despesas eficaz em seu condomínio. Atualmente, já existem até aplicativos criados especificamente para a administração de condomínios, com a funcionalidade de controle de despesas e orçamento.

Considere também a possibilidade de investir em equipamentos e serviços mais modernos, como interfones, sistemas de câmeras de segurança (CFTV), motores de portão, controles de acesso, reguladores de bombas e muitos outros.

O investimento nesses equipamentos evitará desperdícios e custos com manutenções, correções e adequações em equipamentos obsoletos.

4. Contrate uma administradora de condomínios

Os síndicos e condôminos querem o melhor para o local onde vivem e têm as melhores intenções. Entretanto, administrar um condomínio não é tarefa fácil. Além de requerer tempo, o trabalho exige experiência, conhecimento e jogo de cintura.

Por essa razão, muitas vezes o melhor a se fazer é contratar uma administradora de condomínios. A profissionalização do serviço certamente fará com que o controle de despesas seja feito de maneira muito mais eficaz e responsável.

Além disso, os condôminos serão poupados de desgastes com os outros moradores do edifício. Todos terão, ainda, a tranquilidade de saberem que a administração do orçamento do condomínio está nas mãos de profissionais.

Gostou das nossas dicas infalíveis de controle de despesas? Com elas, seu condomínio certamente terá um orçamento mais organizado e equilibrado. Como resultado, haverá sempre mais recursos disponíveis em caixa e condôminos muito mais satisfeitos.

Quer outras dicas importantes para seu condomínio ou tem dúvidas e sugestões sobre o assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em atendê-lo.

12 de novembro de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *