Blog Conectiva

Como uma administradora pode ajudar a contratar funcionários para o condomínio

Uma administradora de condomínios pode auxiliar o síndico e os condôminos em diversas atividades complexas. Uma delas é a contratação de funcionários: pode ser algo complicado e caro, mas se o condomínio contar com uma assessoria especializada, essa tarefa se torna mais simples.

Então, quer entender como o suporte de uma administradora pode ajudar um condomínio a contratar funcionários? Continue lendo e confira!

Quais são os tipos de contratação de funcionários?

Contratar funcionários começa muito antes de escolher quais são os cargos e perfis desejados pelo condomínio. Em primeiro lugar, é necessário decidir a forma de contratação: direta ou terceirizada.

Cada uma das opções existentes tem vantagens e desvantagens, por isso, a administração deve pensar na conveniência de cada modelo — podendo até combinar os dois tipos. Vejamos:

Contratação direta pelo condomínio

A contratação de um funcionário feita diretamente pelo condomínio no regime CLT — também conhecida como “com carteira assinada” — é a opção com maior dificuldade na gestão dos contratos. As principais vantagens nesse modelo são que os funcionários têm uma relação mais próxima do condomínio e o custo final, que é mais baixo.

Aqui, o condomínio fica encarregado da gestão documental e de todos os pagamentos referentes a encargos sociais e impostos, e a responsabilidade do síndico e do condomínio é direta.

Quanto aos desafios encontrados na gestão dos contratos diretos, podemos destacar:

  • as dificuldades na contratação e seleção adequada do perfil dos funcionários;
  • a responsabilidade na substituição de empregados em caso de faltas e ausências prolongadas;
  • os riscos trabalhistas pelo pagamento incorreto de verbas trabalhistas e tributárias.

Contratação terceirizada

A terceirização surge como uma opção com maiores garantias com relação à reposição rápida de funcionários em caso de demissão. As facilidades possuem um custo mais alto, mas pode compensar pela diminuição do trabalho feito pelo próprio condomínio.

Contudo, mesmo não tendo responsabilidade direta com os funcionários terceirizados, é importante que o condomínio exija a prestação de contas da empresa. Deve-se manter o controle e fiscalização do uso correto de EPIs pelos empregados, bem como das atribuições, uniformes, retenções e pagamentos aos funcionários.

Como uma administradora pode ajudar?

A administradora pode auxiliar o condomínio em diversas atividades relacionadas à contratação de funcionários. Dentre elas:

Apoio jurídico

O condomínio que tem a assessoria de uma administradora pode contar com uma assistência jurídica sempre que necessário. Assim, não há necessidade de contratar um advogado para solucionar dúvidas ou resolver problemas do cotidiano.

Também é possível prevenir problemas com a consultoria de um departamento jurídico que conhece o cotidiano dos condomínios.

Gestão de RH

A administradora pode cuidar da gestão documental dos funcionários diretos e terceirizados. Dessa forma o condomínio garante o cumprimento dos deveres legais e evita custos desnecessários.

Recrutamento e seleção

Com o apoio de uma administradora pronta para auxiliar o síndico na escolha dos funcionários, fica mais fácil contratar funcionários! Afinal, todo o serviço burocrático fica delegado a quem entende do assunto, e o síndico pode utilizar melhor seu tempo no trabalho estratégico do condomínio.

Treinamento

Além de oferecer a gestão de contratos e auxílio na seleção de funcionários, a administradora pode promover treinamentos. Assim, tanto os funcionários recém-admitidos são devidamente capacitados para suas funções quanto os mais antigos passam por treinamentos de atualização.

Enfim, agora você entendeu como uma administradora pode ajudar o condomínio a contratar funcionários. E, como vimos, todos têm a ganhar!

Gostou do post? Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e descubra ainda mais vantagens de contar com uma assessoria especializada!

28 de junho de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *