Blog Conectiva

Condôminos inadimplentes: como lidar com esse problema?

Um dos maiores problemas para a administração de condomínios é a falta de pontualidade nos pagamentos. Os condôminos inadimplentes afetam o equilíbrio financeiro e podem causar dificuldades no pagamento das contas comuns do empreendimento.

É importante investir na conscientização dos condôminos, para que todos entendam a importância do pagamento pontual. Se mesmo assim houver inadimplência, deve-se atentar ao fato de que existem meios legais para solucionar a questão. O condomínio deve tratar a recuperação de crédito de forma profissional para evitar qualquer tipo de cobrança constrangedora.

Quais são as atitudes possíveis perante condôminos inadimplentes? O que se pode fazer de acordo com a lei? E o que não se deve fazer? Acompanhe o post para saber!

Estipule a cobrança de multa e juros

A cobrança de multa por atraso e juros legais é uma forma de estimular o pagamento no prazo. Esses valores funcionam como punição para os condôminos que atrasem o pagamento e como compensação ao condomínio pela falta de recebimento dos valores esperados.

Tente a cobrança amigável

A forma mais barata de conseguir regularizar a situação de inadimplência é a negociação amigável. O síndico não pode oferecer descontos, mas pode proporcionar o parcelamento dos débitos como opção para a solução do problema.

Envie uma notificação ao devedor

As notificações são enviadas por meio de carta fechada diretamente ao endereço do devedor. Além da cobrança dos valores em aberto, deve constar no documento o valor atualizado da dívida. Pode ser interessante oferecer formas facilitadas de pagamento e até um canal de atendimento para a negociação de débitos em aberto.

Inscreva o devedor nos órgãos de proteção ao crédito

Caso as medidas de cobrança amigável não surtam efeito, pode ser necessário tomar atitudes mais firmes, como a inscrição do devedor nos órgãos de proteção ao crédito. Trata-se de medida de baixo custo e que pode estimular a busca por um acordo. Incluir as inscrições nas estratégias de recuperação de crédito do condomínio pode aumentar o êxito na cobrança.

Providencie o ajuizamento de uma ação judicial

Caso todas as outras medidas de cobrança extrajudicial não tragam resultado satisfatório, será necessário ingressar em juízo para a cobrança do débito. O condomínio deve buscar assessoria jurídica para fazer o ajuizamento da ação, sempre com o objetivo de recuperar o crédito. Caso seja possível fazer um acordo, mesmo após o começo do processo isso ainda é possível.

Evite cobranças constrangedoras

O mais importante na gestão das dívidas do condomínio é evitar situações que causem constrangimento ao devedor. Sem a devida assistência e orientação, algumas condutas devem ser evitadas. Entre elas, estão:

  • o impedimento de uso de áreas comuns (playground, salões de festas, piscina e outros);
  • a publicação de lista de devedores;
  • o corte no fornecimento de água a condôminos inadimplentes sem autorização judicial.

O propósito da cobrança deve ser sempre o recebimento dos valores devidos no menor prazo possível. A recuperação de crédito pode ser trabalhosa, mas garante a sustentabilidade financeira do condomínio.

Agora que você aprendeu mais sobre como lidar com condôminos inadimplentes, curta nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos sobre o tema!

13 de junho de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *