Blog Conectiva

Confira os principais cuidados para a manutenção predial preventiva

Como todo bem material, ao longo do tempo, as edificações sofrem alterações e desgastes, o que indica a necessidade de realização de reparos para garantir que as suas condições de funcionamento sejam adequadas. Além disso, é importante fazer a manutenção predial preventiva para evitar problemas maiores no futuro.

A comunicação entre síndico e condôminos é fundamental para que as decisões sejam de comum acordo e que qualquer reforma conte com orientação especializada para que o serviço seja executado corretamente e de acordo com as normas condominiais.

Se você é um condômino interessado em conhecer um pouco mais sobre as necessidades de reformas do seu condomínio e os cuidados que deve ter na hora de promover alterações nas estruturas das áreas de uso comum, não perca a leitura deste post!

Por que realizar manutenção predial preventiva?

Todo e qualquer procedimento em condomínios tem particularidades de acordo com as regras de adequações padronizadas e boa convivência. São medidas importantes para estabelecer a ordem em espaços comuns utilizados por pessoas com comportamentos e expectativas diferentes.

As normas contam com orientações sobre os deveres e obrigações dos condôminos, além de fornecer informações sobre como podem ser executadas as manutenções. Existem regras de segurança a serem seguidas para não colocar em risco a vida dos prestadores de serviços, funcionários e moradores.

Nos locais de uso comum, as intervenções precisam ser realizadas por especialistas para não abalar estruturas e causar danos futuros, com risco à segurança e prejuízo financeiro do condomínio. Conheça os tipos mais usuais de manutenção:

Manutenção preditiva

Antecipa a manutenção preventiva quando a vida útil de um equipamento é analisada criteriosamente para encontrar ruídos ou avarias que contribuam para o desgaste ou defeito. Com ela, é possível evitar que um equipamento seja desmontado equivocadamente ou que ocorra uma parada brusca em momento inadequado.

Manutenção preventiva

Periodicamente, é importante que se faça a inspeção de toda a edificação para identificar pontos de melhorias e executar uma manutenção predial preventiva, tanto nas estruturas, quanto nas instalações elétricas, hidráulicas, de gás e também de combate a incêndio.

A manutenção preventiva, além de constantemente promover reparos com gastos menores e vida útil maior, auxilia na segurança e na preservação do projeto original do condomínio. Todo empreendimento tem manual próprio com apontamentos importantes quanto à estrutura e equipamentos implantados.

Manutenção Corretiva

É costumeiramente mais cara que a preventiva, pois até chegar à etapa de correção, muito tempo se passou, o que pode ocasionar o agravamento do problema. Normalmente, a substituição de peças e gastos com reparos críticos são onerosos.

Quais são as possíveis intervenções prediais?

Para manter uma padronização em todo o condomínio, é importante que as manutenções também sigam um padrão de realização e é responsabilidade do síndico acompanhar todos os processos. Algumas intervenções contribuem para que as estruturas se mantenham em bom estado, das quais, podemos destacar:

Conservação

Tem o objetivo de manter as áreas de uso comum sempre limpas e em condições de movimentação de todos os moradores, funcionários e prestadores de serviços.

Reparação

É realizada para garantir que equipamentos como bomba d’água, câmeras, portões eletrônicos e cancelas, por exemplo, se mantenham com as condições de uso adequadas. Para que esse tipo de intervenção seja executado, o nível mínimo de qualidade exigido será afetado.

Restauração

É feita para recuperar a estrutura desgastada pela ação do tempo ou para alterar o layout e promover um aspecto sempre novo e bem conservado. Em caso de equipamentos, a perda de vida útil ou ainda o mau uso, poderão culminar em restauração e gastos correspondentes.

Modernização

Algumas construções exigem uma avaliação do projeto inicial, para adequação à qualidade das edificações ao redor ou modernização de material, serviços ou sistemas.

É importante entender que a manutenção predial preventiva tem como principais focos a redução dos gastos, a adequação às normas de segurança e a boa convivência entre todos os condôminos, em que cada um é corresponsável pela preservação e manutenção de acordo com as regras vigentes.

Gostou deste post sobre os cuidados para a manutenção predial preventiva? Descobriu como pode auxiliar o síndico do seu condomínio? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e permita que seus amigos condôminos também aumentem o conhecimento sobre o assunto!

9 de agosto de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *