Blog Conectiva

Energia solar em condomínios: quais são as vantagens?

Você sabia que o uso da energia solar em condomínios pode gerar muitas vantagens, inclusive para os seus moradores? Vivemos tempos em que a busca por alternativas para obter energia mais sustentável é cada vez maior. Contudo, a realidade é que, além da causa ambiental, a energia solar é extremamente satisfatória financeiramente para quem opta por adotá-la.

Para quem não sabe, estamos falando da energia fotovoltaica, que basicamente consistem no uso de placas para captar a luz solar e transformá-la em energia para uso de todas as necessidades do condomínio, tanto nas áreas comuns quanto nas unidades habitacionais.

Embora trate-se de um projeto que precisa ser bem estudado para que haja aplicabilidade na realidade do condomínio, o custo-benefício no médio e longo prazo faz valer todo o investimento.

Para que você possa entender melhor, preparamos uma lista com 4 benefícios de utilizar energia solar em condomínios. Confira!

1. Redução de gastos

Nem precisamos falar que os gastos com energia elétrica podem ser uma dor de cabeça e tanto para o síndico, que tem a árdua tarefa de controlar as despesas.

Por isso, o primeiro benefício a ser listado nada mais é do que a redução de gastos, já que, com a implantação de um sistema de captação de energia solar, o custo com a energia elétrica poderá chegar próximo de zero.

Obviamente que isso não vai acontecer de um dia para o outro, pois será preciso investir na compra de equipamentos, além da realização de uma mudança gradual. Contudo, após esses investimentos, o condomínio precisará arcar somente com os gastos de manutenção, que serão raros.

2. Facilidade de manutenção

Outro benefício importante do uso de energia solar em condomínios está no seu processo de manutenção, que basicamente se resume à limpeza dos painéis.

Se o condomínio estiver localizado em uma região muito chuvosa, melhor ainda, visto que a água da chuva se responsabiliza por essa tarefa.

Geralmente, a vida útil das placas solares é de mais de 20 anos, ou seja, são praticamente duas décadas sem dores de cabeça em relação ao bom funcionamento do sistema de alimentação de energia do condomínio e pouca necessidade de manutenção durante esse período.

3. Valorização do condomínio

Implantar a energia solar também pode ser considerado um grande investimento no próprio condomínio, o que agrega mais valor às suas unidades habitacionais, mostrando que a sua infraestrutura é moderna e atual.

Essa valorização ocorre não só na questão estrutural, mas também em uma maior eficiência energética. Soma-se a isso o fato de ajudar a reduzir as despesas dos condôminos, seja no pagamento da taxa condominial ou na própria conta de energia pessoal.

4. Energia mais sustentável

É inegável que hoje há uma grande preocupação com a sustentabilidade. Quando um condomínio opta por captar energia solar, poderá sustentar firmemente que está contribuindo com o planeta, fortalecendo a sua imagem perante a sociedade.

Deu para perceber que optar pela energia solar em condomínios traz muitos benefícios para o condomínio em si e seus moradores, certo? Então, sugerimos que comece a estudar a viabilidade de implantá-la o quanto antes, pois é necessário uma certa preparação financeira para que o projeto possa acontecer de fato.

Gostou desse post? O que acha de receber as nossas novidades em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter!

20 de setembro de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *