Blog Conectiva

Férias: como evitar acidentes dentro de condomínios com as crianças

O período de férias escolares promove uma maior frequência das crianças nas áreas comuns do condomínio. E você sabe quais são os riscos ou se a administração está preparada para lidar com a presença dos pequenos? Pois saiba que a ocorrência de acidentes dentro de condomínios com crianças é recorrente e, por esse motivo, os espaços de convivência devem receber atenção redobrada da gerência.

Ambientes comuns e de lazer, como playground, piscina, salão de festas, garagem, entre outros, despertam a curiosidade dos pequenos e devem ser mais bem supervisionados, a fim de proporcionar maior segurança.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este artigo com algumas dicas para prevenir acidentes dentro de condomínios com crianças. Confira!

Como evitar acidentes dentro de condomínios com crianças?

Como síndico ou condômino, saiba que a responsabilidade pela segurança da criança é inteiramente dos pais ou responsáveis legais. Entretanto algumas ações podem ser tomadas pela administração para diminuir a incidência de acidentes e, também, para manter o sossego dos residentes.

Muitos espaços de habitação não possuem ambientes de lazer e, por isso, os pequenos podem acabar brincando na área da garagem ou nos estacionamentos — impróprios e arriscados para sua segurança. Nesse caso, a norma do condomínio deve ser clara e proibir a permanência das crianças nesses locais sem a supervisão de um adulto ou responsável.

É possível propor à administração e aos condôminos o fechamento temporário de alguns espaços, oferecendo ambientes planejados para recreação infantil (mas isso só pode ser feito caso exista aprovação dos moradores em assembleia).

Continue acompanhando e confira os cuidados que devem ser tomados em alguns locais de convivência dos condomínios:

Playground

Sendo um espaço reservado para as crianças, os playgrounds causam agitação nos pequenos e, além de divertidos, podem também ser perigosos. Dessa forma, a administração do condomínio tem a função de realizar manutenções e vistorias frequentes nos brinquedos, assim como exigir a presença de um responsável ou adulto no local.

O uso de pipas e skates nesses espaços também pode ser vetado, caso prejudique a segurança e o sossego dos demais residentes.

Piscinas

A gerência tem a responsabilidade de preservar e supervisionar a área das piscinas. Alguns cuidados, como a instalação de ralos antiaprisionamento, pisos antiderrapantes, serviço de salvamento, entre outros, podem ser oferecidos aos moradores. Porém, mesmo levando em conta esses detalhes, é importante delimitar regras rígidas para a permanência das crianças nesse espaço.

Estipular a idade permitida para a utilização das piscinas e exigir a presença de um adulto ou responsável no local são prevenções simples contra afogamentos e demais acidentes.

Salão de festas

O uso do salão de festas deve ser restrito e todos os convidados devem ser identificados pela administração do condomínio. O local não é adequado para a permanência de crianças desacompanhadas, pois alguns objetos, como mesas, cadeiras, entre outros, podem representar riscos para os pequenos.

Mesmo que não seja um ambiente oficialmente voltado para o lazer, em casos eventuais, como as férias ou o recesso escolar, a gerência pode adaptar o espaço para realizar ações recreativas.

Conforme vimos, acidentes dentro de condomínios com crianças são comuns, ainda mais no período de férias escolares. Lembre-se de que é responsabilidade do síndico e da administração supervisionar os ambientes comuns, assim como exigir dos pais e responsáveis o cumprimento das normas quanto à presença das crianças nos espaços do condomínio.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e mantenha seus contatos informados sobre o assunto!

23 de julho de 2018 Leis e Regras do Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *