Blog Conectiva

Gestão de condomínios: 4 dicas para fazer com que ela funcione

Sabemos que fazer uma boa gestão de condomínios é um desafio e tanto. Afinal, a lista de afazeres e obrigações não é pequena e inclui desde a verificação da manutenção do condomínio, passando por atividades que envolvem a gestão das finanças e dos colaboradores, até o relacionamento com os condôminos, dentre muitas outras.

É claramente visível que essa responsabilidade exige muita resiliência, empenho, paciência e também boas noções administrativas.

Então, para ajudar nesse desafio, preparamos 4 dicas para fazer com que a gestão de condomínios funcione. Está interessado em saber mais? Acompanhe o restante do post conosco!

1. Preze pela organização

O primeiro passo para ter uma boa gestão de condomínios é prezar pela organização da sua rotina de trabalho. Afinal, já comentamos acima como ela apresenta diversas tarefas e obrigações.

Sendo assim, caso não haja um mínimo de organização, será muito fácil se perder em meio a correria do dia a dia e as várias atribuições e necessidades.

A nossa sugestão é que isso seja feito por meio de uma lista de tarefas, de modo que haja um plano de ação sobre cada uma delas. Tendo isso em mãos, será possível entender o que é prioridade e o que precisa ser feito ao longo do tempo.

Essa lista pode ser feita de diversas maneiras, seja utilizando somente papel e caneta, seja por meio de planilhas e softwares que foram criados para isso. Entenda qual delas se ajusta melhor à sua realidade.

2. Busque feedbacks

Não há maneira melhor de saber se a gestão está indo bem, do que por meio do feedback de todas as partes que são afetadas por ela.

Por isso, demonstre estar aberto para recebê-lo e incentive, principalmente os moradores do condomínio, a utilização desse recurso para ajudar no seu trabalho.

Sendo adepto a essa prática, será muito mais possível otimizar a gestão e fazer ajustes e melhorias que sejam necessários. Além disso, será possível promover esclarecimentos sobre possíveis dúvidas ou mal entendidos que estiverem ocorrendo na comunidade condominial.

3. Trabalhe com metas

Uma das maneiras mais eficientes de cumprir os seus objetivos é trabalhando com metas!

Afinal, elas ajudam a entender o que precisa ser feito para o desenvolvimento do condomínio de forma realista. Sendo assim, procure transformar todas as suas responsabilidades e atribuições em metas claras.

Acredite, isso facilitará muito o seu trabalho, dando a possibilidade de entender melhor como está a própria gestão do condomínio, apontando possíveis necessidades de correções e melhorias, além da otimização da gestão.

4. Busque a ajuda de especialistas

Entenda que, dentro da gestão de condomínios, há áreas nas quais você vai precisar de ajuda, e não tem problema nenhum procurá-la!

Afinal, você não é e nem precisa ser especialista em demandas que exigem um conhecimento específico. Estamos falando principalmente das áreas contábil e jurídica (normalmente e preferencialmente contidos na Administradora de seu condomínio, pois são mais aproximados da sua realidade. Se não tiver, veja a possibilidade de uma contratação).

Então, não deixe de procurar por profissionais que sejam especialistas nessas áreas. Aliás, se for preciso buscar ajuda com outras responsabilidades, não hesite em fazê-lo também. É melhor pedir ajuda do que deixar que qualquer problema prejudique o seu trabalho.

Nesse sentido, sugerimos fortemente procurar uma Administradora de Condomínios, a qual poderá ajudar com diversos serviços, dentre eles o apoio e assessoria em qualquer responsabilidade que envolva a gestão condominial.

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de condomínios eficiente, assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas e fique por dentro!

26 de janeiro de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *