Blog Conectiva

Gestão de contas a pagar: importância de uma administradora

Cuidar das contas do condomínio é uma atividade que requer muita dedicação e pode ser um grande desafio para os gestores. A gestão de contas a pagar requer disciplina e controle diário para evitar problemas e o pagamento de multas e juros desnecessários. Uma administradora de condomínios pode ser a melhor opção para otimizar o controle financeiro do condomínio.

Se você deseja entender melhor as contribuições de uma administradora para a gestão de contas a pagar do condomínio, acompanhe nosso artigo! Apresentamos 4 vantagens de contar com apoio especializado de uma administradora de condomínios!

Emissão de boletos bancários

A gestão de contas a pagar passa por uma série de tarefas burocráticas, como a emissão de boletos bancários. Com o auxílio de uma administradora é possível diferenciar a origem dos valores recebidos, mantendo o controle mensal e direcionamento correto dos valores da taxa de condomínio, fundo de reserva e rateios.

Uma administradora pode poupar o tempo da gestão interna do condomínio porque deixa tudo organizado para a gestão adequada dos recursos financeiros recebidos e a receber.

Cobrança de inadimplentes

A realização da cobrança dos valores em atraso é um dever legal do síndico, que deve ser feita sob pena de sua responsabilidade pela omissão, conforme consta no art. 1.348 do Código Civil. A administradora pode ficar encarregada de realizar a cobrança dos condôminos inadimplentes para que os valores em atraso sejam regularizados de forma rápida e amigável.

As medidas de cobrança devem ser tomadas o quanto antes, a fim de evitar o acúmulo de diversos meses em atraso. Além disso, com uma cobrança feita de forma profissional, é aumentada a probabilidade de sucesso de uma negociação extrajudicial.

Apoio na redução de gastos

Uma das grandes reflexões que deve ser feita na gestão de contas a pagar é se seria possível reduzir as despesas do condomínio. A expertise da administradora pode auxiliar o síndico na análise das contas e na criação de opções para redução dos gastos mensais.

Conhecer as despesas do condomínio vai muito além do pagamento pontual. A gestão deve se manter atenta às possibilidades de redução de custos. Fazer com que os recursos rendam mais melhora a saúde financeira do condomínio.

Acompanhamento dos pagamentos mensais

Quem já pagou multa por atrasar uma conta mesmo tendo dinheiro para fazer o pagamento dela sabe como é frustrante. A administradora pode fazer com que o condomínio não passe por esse tipo de situação.

atuação da administradora facilita o ajuste dos vencimentos para o fluxo de caixa do condomínio, bem como a criação de um cronograma de pagamentos. Deixar de pagar as contas pode ocasionar diversas consequências negativas, como inclusão em cadastros de inadimplentes e interrupção de serviços. Por isso, manter as contas sob controle é fundamental.

Optar pelo apoio profissional pode contribuir muito para a gestão de contas a pagar do condomínio. A administradora tem a expertise necessária para otimizar a gestão dos pagamentos e assegurar que os pagamentos sejam feitos de forma pontual. Além disso, contar com o apoio de uma administradora pode fazer com que o gestor vá além e consiga elaborar estratégias para aperfeiçoar a gestão financeira do condomínio.

Agora que você já aprendeu como uma administradora pode ajudar na gestão de contas a pagar, veja também cinco sinais de que você deve contratar uma administradora!

3 de agosto de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *