Blog Conectiva

Inadimplência em condomínios: como uma administradora ajuda a combater?

A inadimplência em condomínios é uma questão delicada que afeta todos os moradores. Mesmo quem não é síndico do prédio pode imaginar como é difícil lidar com os conflitos pela falta de pagamento. Afinal, a responsabilidade de arcar com as despesas é de todos. Se alguns não cumprem com sua obrigação, o condomínio todo fica prejudicado.

Falta de pagamento pode afetar obras em andamento, causar problemas na manutenção, gerar multas por atrasos nas contas e outros problemas, além de provocar mal estar entre os condôminos. E como combater essa situação? É isso que vamos abordar neste texto. Confira!

O que leva um condômino a não pagar?

Diversas são as razões para a inadimplência em condomínios, entre elas:

  • aperto financeiro por motivos pessoais;
  • falta de costume em viver em condomínios por sempre ter morado em casas;
  • desconhecimento das leis sobre condomínio;
  • conflitos com vizinhos;
  • retaliação ao síndico ou aos vizinhos por discórdia no regulamento;
  • desinteresse;
  • desconhecimento sobre a administração de um prédio;
  • não entender a importância de sua participação nas despesas, etc.

Como lidar com a inadimplência em condomínios?

É fundamental manter a transparência e dialogar bastante. Para isso, os moradores devem ter acesso a todas as informações sobre arrecadações e gastos para se conscientizarem da importância de pagar a mensalidade em dia. É importante que todos recebam a prestação de contas mensalmente.

Os administradores também precisam ser firmes, mas sempre abertos ao diálogo, evitando adotar uma postura arrogante de superioridade. Outra estratégia é emitir lembretes antes da data de vencimento, seja por e-mail, WhatsApp etc. Muitas vezes, o morador não paga por simples esquecimento.

Antes que a dívida se acumule, o síndico precisa agir rápido. Mandar uma carta educada, mostrando empatia e propondo parcelamento pode incentivar a pessoa a quitar os débitos é uma boa alternativa. A qualquer tempo, o síndico pode tomar medidas judiciais, mas é importante tentar um acordo antes.

Cuidado ao aplicar penalidades. Proibir o uso da área de lazer, do elevador ou cortar água, por exemplo, pode dar margem a processos contra o condomínio, o que piora a situação. É preciso agir sempre dentro da lei.

Qual o papel da administradora de condomínios?

Uma solução adotada em muitos prédios é a contratação de administradoras de condomínios. Elas oferecem uma equipe de profissionais qualificados e treinados para lidar com a inadimplência, sempre obedecendo a lei.

A atuação delas não se resume à cobrança. Uma boa administradora utiliza ferramentas de conscientização, dá sugestões de aperfeiçoamento e promove palestras para a reeducação dos moradores e treinamento para o síndico.

Como escolher uma boa administradora?

A gama de empresas que oferecem esse serviço é grande, portanto alguns cuidados são interessantes na hora de contratar um prestador. Para evitar problemas, siga os seguintes passos:

  • verifique os serviços prestados pela administradora, se a equipe conta com profissionais qualificados e uma assessoria jurídica completa;
  • consulte síndicos de condomínios que já são clientes. Estão satisfeitos? A administradora é confiável? Age rapidamente na solução de problemas?;
  • mesmo que a aprovação em assembleia não seja obrigatória, a contratação da administradora deve ser comunicada aos condôminos para demonstrar envolvimento com a comunidade;
  • todos precisam estar cientes de que o síndico continua como responsável, então é fundamental que o conselho acompanhe e fiscalize a administradora.

A inadimplência em condomínios é um problema sério, mas como você pode perceber ao longo deste post, não é impossível contornar e resolver a situação. Basta ter paciência e tato para lidar com as pessoas. Afinal, todas são passíveis de erros.

E, para evitar maiores dores de cabeça, contrate uma boa administradora que conte com um setor jurídico eficiente. Assim você se isenta de ter que resolver situações como essa.

Gostou de saber como lidar com a inadimplência em condomínios? Então assine nossa newsletter e receba informações importantes para a boa convivência dos moradores!

23 de fevereiro de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *