Blog Conectiva

Gastos de fim de ano: já fez o planejamento financeiro para condomínio?

O final do ano é uma época festiva e a favorita de muitas pessoas. Para os condomínios, é hora de fazer os volumosos pagamentos de 13º dos funcionários e se preparar para os gastos de início de ano. O segredo para que tudo dê certo e as contas se mantenham no azul é o planejamento financeiro para condomínio.

Para aprender como se preparar para os gastos de fim de ano, continue acompanhando este artigo! Apresentaremos dicas valiosas para organizar as finanças do condomínio.

Valorize a antecedência

Despesas como o 13º e IPTU ocorrem em períodos específicos do ano e representam um volume maior de saída de dinheiro, mas não são nenhum tipo de imprevisto. Esses valores podem ser estimados com antecedência e incluídos na previsão orçamentária do condomínio. O planejamento financeiro para condomínio envolve o conhecimento de todos os números e a compatibilização entre os valores arrecadados e as contas a pagar.

A previsão orçamentária deve ser feita no final do ano anterior, considerando as informações do passado para realizar as projeções necessárias. Os valores apurados devem ser discutidos para aprovação do orçamento em assembleia, pois é essa previsão que determinará o valor da taxa condominial para o próximo exercício.

Organizar o orçamento com antecedência permite que o condomínio tenha recursos para pagar as despesas e planejar melhorias.

Negocie com os devedores

A cobrança das taxas condominiais em atraso é uma das obrigações legais do síndico. Por isso, deve ser feita de forma contínua para evitar o acúmulo de vários meses em atraso e garantir o dinheiro necessário para o pagamento das despesas. Quanto menor a inadimplência, menor a necessidade de reservas financeiras custeadas pelos outros condôminos para garantir a manutenção do condomínio.

O ideal é aproveitar o final de ano, época em que as pessoas recebem bônus e 13º, para buscar um acordo para regularização dos valores em aberto. Dessa forma, o condomínio começa o ano com um volume maior de receitas e pronto para os pagamentos do início do ano.

Conte com apoio especializado

gestão interna do condomínio envolve muitas variáveis e o trabalho é bastante volumoso. Entretanto, não há necessidade de administrar tudo sozinho! Na verdade, o recomendável é evitar o acúmulo de funções: tanto para que o síndico tenha tempo de manter o contato com os condôminos, quanto para evitar erros.

A melhor alternativa para um bom planejamento financeiro para condomínio é delegar com qualidade. Uma empresa especializada em condomínios tem a experiência necessária para conduzir os gestores no processo de organização do orçamento anual, além de assessorar nas atividades cotidianas que interferem na gestão do orçamento.

O planejamento financeiro para condomínio assegura que as contas se mantenham em ordem mesmo nos momentos com despesas maiores. Uma gestão profissional é o caminho para a saúde financeira. Em caso de dificuldades, o melhor caminho é buscar uma assessoria especializada para o planejamento e acompanhamento das finanças a fim de evitar problemas.

Agora que você já sabe por onde começar a organizar as finanças de seu condomínio, entre em contato conosco e descubra nossa proposta de trabalho!

 

31 de agosto de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *