Blog Conectiva

Problemas que podem ser evitados com uma administradora de condomínio

A administração de um condomínio não é tarefa fácil. Mesmo com um síndico encarregado de gerir o local, erros podem ser cometidos e, dependendo da situação, causar grandes prejuízos.

Para se prevenir e garantir uma boa gestão, uma ótima solução é contratar uma administradora de condomínio, que é uma empresa especializada em fazer esse trabalho e lidar com as questões essenciais para todos moradores.

Se você está em dúvida sobre os benefícios desse serviço, acompanhe este post e saiba 3 erros que podem ser evitados com essa contratação. Confira!

1. Erros na gestão financeira

A gestão financeira de um condomínio pode se tornar uma tarefa complicada, principalmente para quem não tem experiência na área e nunca atuou como síndico.

São contas comuns a pagar, valores a receber, data de pagamentos e vencimentos etc. Isso tudo deve ser organizado e trabalhado da melhor forma possível, para que não haja problemas no futuro, como cobranças de multas ou juros e altas taxas de inadimplência.

Se ocorrer, por exemplo, o atraso no pagamento de algum valor devido ou faltar o relatório de algum montante recebido, o condomínio pode se prejudicar e perder o controle dos valores que tem guardado.

Nessas horas, contar com uma administradora de condomínio é fundamental: tudo ficará organizado e com relatórios de entradas e saídas das finanças, além de um calendário para pagamentos.

Essa contratação facilita o gerenciamento de recursos e de contas a pagar, uma vez que, ao realizar a prestação de contas mensalmente, a administradora deixa o síndico e moradores cientes de todos os valores recebidos e gastos, além da gestão do fundo de reserva, fundamental para que o condomínio tenha uma garantia em caso de urgências e emergências.

2. Erros com cobranças

Realizar cobranças pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas: há o risco de constranger o devedor ou exagerar nos métodos utilizados, trazendo outras consequências.

Uma cobrança feita de forma errada, considerada abusiva, pode gerar uma ação judicial para reparação de danos morais, trazendo prejuízos para quem a fez e, até mesmo, para os condôminos.

Por isso, é necessário ter experiência e conhecimento jurídico para poder cobrar os valores necessários e conseguir lidar corretamente com aqueles que já estão atrasados.

Uma administradora de condomínio faz as cobranças extrajudiciais de forma adequada, tendo experiência e competência para representar o condomínio em ações judiciais contra os inadimplentes sempre que necessário.

Além disso, pode ser preciso fazer o protesto em cartório ou encaminhar notificações extrajudiciais, visando cobrar o devedor de forma correta, conforme as normas estabelecidas pela lei, procedimentos que a administradora terá experiência para realizar.

3. Erros em assuntos jurídicos

As áreas que envolvem assuntos jurídicos podem ser as mais difíceis de serem administradas em um condomínio. Tudo deve ser feito de acordo com a legislação, para que não haja problemas futuros.

Os tributos a serem pagos, as normas fiscais, as regras trabalhistas, a elaboração e as alterações na convenção de condomínio e a confecção de regimentos internos, são assuntos previstos em lei.

Não seguir a legislação é sempre prejudicial ao condomínio — o descumprimento de normas pode causar problemas judiciais, trazendo diversos tipos de prejuízo. Os erros com o fisco e com a Receita podem acarretar consequências graves, além de ser fundamental o acompanhamento de qualquer ação judicial.

Com uma administradora de condomínio que preste uma assessoria jurídica especializada, o síndico e os condôminos terão mais segurança e garantias em relação à legalidade dos atos praticados.

Ainda, diante de uma ação judicial, o condomínio contará com suporte para informar sobre o andamento do processo e as possibilidades de sucesso da demanda.

De forma geral, com uma empresa especializada os moradores terão mais segurança em relação aos assuntos administrativos e jurídicos do condomínio.

Conseguiu entender alguns dos erros que podem ser evitados com uma administradora de condomínio? Ficou interessado no assunto? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

19 de janeiro de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *