Blog Conectiva

Quais os principais requisitos para ser síndico de condomínio?

O síndico de um condomínio tem grandes responsabilidades: afinal, é ele quem toma conta das finanças e da administração do empreendimento. Algo comparável à administração de uma empresa.

Assim como os gestores de negócios, os síndicos devem ter conhecimentos específicos para administrar com excelência. Se você está interessado em saber quais são os requisitos para ser síndico, confira este post. Boa leitura!

Principais atribuições de um síndico

O síndico atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos condôminos. O candidato interessado em concorrer ao cargo, se for um condômino, precisa estar quites com as taxas condominiais, visto que esse é um dos requisitos regulamentados pelo Código Civil.

Na gestão de um conjunto habitacional, o síndico pode ter isenção de taxa condominial se isso estiver estabelecido no Regimento, na Convenção ou em uma assembleia. Nessa função, suas atribuições administrativas incluem manutenções, acompanhamento e desenvolvimento de estruturas.

Ele também tem deveres, determinados pelo artigo 1.348 do Código Civil, que são essenciais para garantir o gerenciamento do condomínio efetivamente. Além disso, ele deve convocar assembleia com o intuito de resguardar interesses coletivos como:

  • zelar pela ordem interna;
  • elaborar o orçamento das despesas de cada mês;
  • cobrar dos condôminos suas atribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
  • prestar contas.

Outra característica essencial é ter um bom relacionamento com os trabalhadores do condomínio: da mesma forma que um gestor precisa conhecer sua equipe, o síndico deve saber quem trabalha no empreendimento. É importante entender a legislação trabalhista para oferecer uma relação saudável e justa a eles.

Requisitos para ser síndico

É o Código Civil que determina como o condomínio deve ser gerenciado. Primeiramente, é preciso tratar da eleição do administrador, mencionada no artigo 1.347: ele define que o síndico deve ser escolhido em assembleia e que sua gestão não ultrapasse a duração máxima de dois anos.

Vale ressaltar que a lei permite que o síndico não seja um condômino. Entretanto, a convenção e o regimento podem estipular o contrário e somente permitir um síndico que seja morador. Também deve ser levado em conta se o candidato tem conduta íntegra e bom relacionamento com os demais condôminos.

Além disso, é importante que o síndico seja proativo e organizado, visto que tem a incumbência de prestar contas aos moradores. Outro requisito essencial é estar adimplente, caso contrário não há como cogitar candidatar-se ao cargo.

Chaves para o sucesso

Para que seja possível garantir a reeleição, um bom síndico deve:

  • conhecer a legislação do condomínio;
  • ser transparente nas contratações e nas ações tomadas no empreendimento;
  • estipular metas com prazos;
  • efetuar comunicações constantemente;
  • não fazer falsas promessas e ser realista sobre a situação do condomínio;
  • não invadir a privacidade dos condôminos, já que seu dever é apenas administrar;
  • saber resolver conflitos de forma efetiva, para evitar que os problemas se prolonguem e tomem ainda mais seu tempo;
  • não perder as datas de vencimento de contas e outras tarefas. Para isso, é recomendável fazer uma lista no início de cada mês.

Alguns requisitos para ser síndico parecem ser bem simples, mas podem se transformar em grandes dores de cabeça na prática. Por isso, é essencial manter um bom convívio com os condôminos e ficar sempre atento à legislação para garantir um trabalho mais tranquilo.

Não hesite em contratar um profissional para auxiliá-lo, caso encontre problemas na gestão. E lembre-se de compartilhar este texto nas redes sociais: ele pode ser útil para outros interessados no tema.

5 de março de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *