Blog Conectiva

Sem crise! Veja como ter renda extra para o condomínio

Com a crise econômica no país, desemprego e aumento das despesas em geral, buscar renda extra para o condomínio é uma ótima alternativa para reduzir o impacto que as taxas condominiais causam no orçamento das famílias.

Cortar despesas é sempre ideal, mas quando o peso do condomínio na receita continua alto, é interessante buscar soluções que permitam gerar renda e, com isso, reduzir o custo mensal para os moradores.

Neste post, mostraremos algumas alternativas que podem ser implementadas em condomínios e satisfazer seus moradores. Se interessa pelo tema? Siga conosco!

Instalação de antenas

Dependendo da localização e altura do edifício, é possível conseguir renda extra para o condomínio alugando o topo para a instalação de antenas de transmissão para operadoras de telefonia e internet. Isso pode gerar renda extra, que pode variar, em média, de R$ 600 a R$ 2.500, por mês de aluguel.

Para que isso aconteça o primeiro passo é aprovar a proposta entre os condôminos. É possível o Condomínio se cadastrar em uma empresa especializada, que possa fazer a conexão com empresas interessadas. Também é possível um contato direto, sendo sempre, imprescindível uma assessoria jurídica qualificada.

Alguns documentos deverão compor as solicitações das empresas, pois tornam a instalação legalizada. O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e o laudo do para-raios também são alguns destes documentos necessários. Também será requerido a ata da assembleia que aprovou a instalação e aluguel do espaço comum, devidamente registrada.

O quórum necessário para aprovar a instalação das antenas não é consenso e não há legislação específica sobre o assunto. Alguns dos juristas e doutrinadores acreditam é necessária a anuência de pelo menos dois terços dos moradores, outros até a totalidade. Na prática muitos condomínios aprovam o contrato com a maioria dos presentes na assembleia. O importante neste processo é a devida comunicação de todos da ocorrência da assembleia e uma exposição técnica sobre a instalação, apresentando, inclusive, possíveis perturbações e efeitos negativos, se houver. Em recente contato com algumas destas empresas, laudos demonstram que não há afetação na saúde, devendo apenas observar a possibilidade de afetação em pessoas que utilizem marca passo ou aparelhos similares.

Um contrato será assinado entre a empresa locadora e o condomínio, estipulando prazos e preços. Poderá ser necessário ajustar o Seguro do Condomínio. Esta situação ou necessidade deverá ser vista com o corretor que fez a apólice em vigor.

Colocação de outdoors

Seguindo o uso de espaços vazios, o uso de outdoors é muito válido para edifícios localizados em grandes cidades, onde há interesse de exposição de publicidade. Dependendo da localização do edifício, como em grandes avenidas, as empresas do ramo ficarão ainda mais interessadas.

O condomínio pode entrar em contato com as empresas especializadas e se informar sobre valores e condições. Também é necessária a aprovação em assembleia.

Aluguel de salas vazias

Grandes edifícios costumam ter salas, depósitos e vãos livres que podem gerar renda extra aos moradores. Sabe de que forma? Transformando os locais em espaços de comércio, por exemplo, e alugando para moradores.

Com a anuência dos moradores, que devem votar a proposta, é possível instalar serviços diversos dentro do condomínio, como salão de beleza, papelaria e escritórios. A Convenção deverá permitir, ou, sendo omissa, deverá haver norma regulamentadora no Regimento Interno. Se o condomínio for exclusivamente residencial, a mudança autorizativa dependerá de voto da totalidade de seus moradores.

Caberá aos residentes, por meio de assembleia, definir se os espaços poderão ser locados por pessoas de fora ou apenas pelos próprios moradores. Ganha quem trabalha no local e quem desfruta dos serviços. Os valores de locação e demais aspectos envolvidos precisam ser previamente definidos e registrados em documentação.

Venda de lixo e de óleo de cozinha

Transformar o que parece não ter utilidade em renda extra é muito interessante. E isso pode ser aplicado em diversas ações, como na separação de lixo ou na reutilização do óleo de cozinha.

No caso do lixo, ao serem separados e higienizados corretamente, os resíduos podem ser vendidos para cooperativas ou empresas que reaproveitam este material (papelão, plástico, etc). Com a ajuda de todos os moradores, é possível gerar dinheiro extra com uma simples ação cotidiana. Existem empresas no mercado especializadas nessa reciclagem e que podem se interessar em uma parceria com o condomínio.

O óleo de cozinha, por sua vez, pode virar sabão e detergente. Repassar essa matéria-prima a produtores e cooperativas também pode gerar a esperada renda extra para o condomínio.

Para quem participa da administração do prédio, é sempre importante pensar em soluções que garantam maior renda sem sobrecarregar os moradores. Por isso, alugar espaços e dar utilidade a áreas até então esquecidas pode fazer com que as despesas com condomínio pesem menos no orçamento das famílias.

Contar com a ajuda de empresas administradoras e desenvolvedoras de condomínios que têm experiência no assunto e conhecem a parte legal dessas atividades pode ajudar bastante.

Agora que você conheceu alternativas de renda extra para o condomínio, fique por dentro também das regras para alteração da fachada do condomínio.

17 de outubro de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *