Blog Conectiva

Saiba porque você deve participar da assembleia de condomínio!

Os moradores de condomínios usufruem de uma série de comodidades ao optar pela moradia em ambiente compartilhado. Essa divisão de espaço também traz muitos desafios, especialmente na tomada de decisões. Para organizar o processo a respeito das questões comuns aos condôminos existe a assembleia de condomínio.

Para aprender mais sobre a assembleia e descobrir a importância de sua participação nessas reuniões, continue acompanhando este texto!

Qual a função da assembleia de condomínio?

A assembleia de condomínio é uma reunião em que devem ser discutidos os problemas e questões da administração do condomínio. Por lei, é obrigatória a realização de, pelo menos, uma assembleia por ano.

As assembleias que ocorrem de forma regular são chamadas de assembleias gerais ordinárias. Caso seja necessário convocar uma reunião especial para debater questões urgentes que não podem aguardar a próxima reunião, o encontro convocado é a assembleia geral extraordinária.

As convocações para assembleias são feitas pelo síndico, que publica um edital de convocação indicando data, hora, local da reunião e quais serão os temas discutidos.

Podem participar das assembleias todos os condôminos, ou seja, os proprietários ou seus representantes legais. Quem aluga o imóvel pode participar como representante do proprietário, apresentando para isso uma procuração. Os condôminos que não estão em dia com o pagamento do condomínio não podem votar em assembleia.

Por que participar ativamente das assembleias?

Depois de entender melhor o que é a assembleia, pode surgir a dúvida se realmente a participação nas reuniões é necessária ou faz alguma diferença. Veja abaixo 4 motivos para participar da assembleia de condomínio.

Participar da decisão em matérias importantes

Todos os temas importantes do condomínio, como obras, aprovação de contas, eleição de síndico, orçamento, dentre outros, devem ser decididos por meio de votação em assembleia. Se você deseja expressar sua opinião sobre essas matérias e participar ativamente das decisões, a assembleia é sua oportunidade.

Conhecer os outros condôminos

Além de decidir sobre os rumos da administração do condomínio, o comparecimento em assembleia pode ser uma excelente oportunidade para conhecer os vizinhos. A criação de laços de confiança melhora a convivência e também ajuda no diálogo para a solução de problemas da vida em comum.

Ficar por dentro dos problemas do condomínio

Na assembleia de condomínio os problemas e necessidades da administração são expostos detalhadamente. Os assuntos são discutidos de forma organizada e assim é possível ficar a par de tudo o que está acontecendo no condomínio.

Apresentar sugestões para melhorias

Nas reuniões é possível apresentar propostas para a solução de problemas. As sugestões são importantes, pois podem trazer caminhos que não seriam explorados. Participar ativamente das discussões agrega valor ao processo de decisão, fazendo com que as soluções sejam mais criativas.

A participação na assembleia de condomínio é muito importante tanto para quem é condômino quanto para a administração em geral. Quanto mais participantes, melhor a qualidade da gestão do condomínio.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de mais informações sobre o assunto? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas e conteúdo informativo!

18 de maio de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *