Blog Conectiva

Você conhece a portaria virtual? Descubra mais sobre ela aqui

Uma boa parte do valor da taxa condominial vem dos custos de manutenção dos funcionários da portaria. Alguns condomínios têm adotado a portaria virtual como forma de redução desse custo. Trata-se de um serviço inovador e que pode ser uma opção interessante!

Quer conhecer a portaria virtual e descobrir como esse serviço funciona? Continue acompanhando este artigo e aprenda!

Como funciona?

A portaria virtual é um recurso que alia o monitoramento 24 horas por câmeras e internet a uma série de sistemas de segurança no prédio a fim de dispensar a presença física de um porteiro. O controle de acesso é feito pelos próprios condôminos e também por uma central de monitoramento remoto.

O sistema funciona com a combinação de uma série de recursos tecnológicos e protocolos de segurança. São instaladas câmeras que transmitem as imagens em tempo real pela internet, a abertura remota de portões pela central, além de sensores biométricos para abertura de portas, entre outros.

Para quem serve?

A portaria virtual ainda não é a melhor opção para todos os tipos de condomínios. Em geral, a implementação do sistema costuma ser mais benéfica em condomínios de pequeno porte, com poucas unidades. Também deve existir abertura dos condôminos para esse tipo de novidade, pois a mudança na rotina é substancial.

A alteração da portaria presencial para a virtual também deve ser objeto de votação em assembleia, para que todos os moradores conheçam como funciona e decidam pela mudança. A ausência de um funcionário na portaria pode ser um incômodo para algumas pessoas e, por isso, é importante que todos estejam conscientes do propósito da mudança.

Quais as vantagens?

Listamos algumas vantagens da portaria virtual que podem ser consideradas:

Redução de custos e do passivo trabalhista

Os custos com a manutenção dos funcionários da portaria, mesmo quando terceirizados, é eliminado com a implementação da portaria virtual. Os diversos encargos e tributos são substituídos pelo pagamento do monitoramento e manutenção das estruturas físicas de segurança.

Mesmo com todo o aparato necessário para a portaria virtual, o condomínio costuma ter uma redução sensível nos custos. Com isso, é comum que a portaria virtual seja motivo de diminuição do valor da taxa condominial.

Aumento da segurança e controle

A instalação de sistemas de monitoramento, biometria e a criação de diversos protocolos de segurança diminuem os problemas com falha humana no controle de acesso. Assim, a portaria virtual faz com que a segurança seja maior.

Acompanhamento em tempo real

Além da equipe de monitoramento, os próprios condôminos têm acesso às imagens do condomínio pela internet. Isso faz com que todos possam acompanhar o que acontece no condomínio em tempo real, podendo acionar as autoridades caso se perceba alguma movimentação estranha.

A portaria virtual pode ser uma opção interessante para os condomínios que buscam economia e usam a tecnologia a seu favor. A mudança deve ser um desejo dos condôminos, pois exige engajamento dos moradores e mudança de mentalidade e atitude.

Gostou do artigo? Se você quer se manter atualizado sobre o universo dos condomínios, assine nossa newsletter.

29 de junho de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *