Blog Conectiva

Descubra como o condomínio atrasado pode ser cobrado pelo síndico

O condomínio atrasado é um grave problema enfrentado por síndicos e administradoras de condomínios, já que o pagamento de serviços e contas de uso comum depende da arrecadação dessa taxa. A inadimplência pode afetar o funcionamento do edifício, além de gerar consequências sérias para o morador, inclusive a perda do imóvel.

Neste post, mostraremos o que pode ser cobrado em um condomínio e daremos dicas sobre como deve ser feita essa cobrança, evitando constrangimentos.

Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Desafio de manter as contas em dia

A taxa de condomínio existe para quitar as contas de um edifício, como funcionários, contas de água e energia das áreas comuns, além de manutenção, administração, melhorias e fundo de reserva.

Quando esse pagamento não é feito pelos condôminos, a administração dessas contas fica prejudicada, tornando o trabalho do síndico ou administradora ainda mais desafiador.

Cobrança em caso de atraso

Multas e juros são permitidos pela legislação brasileira em casos de inadimplência. Esse valor, porém, precisa seguir a determinação do Novo Código Civil. A multa estipulada é de 2% sobre o valor do débito, podendo acrescentar juros de até 1% ao mês caso isso esteja previsto na convenção do condomínio.

O condomínio atrasado pode impedir que o morador vote nas assembleias e ocupe cargos de administração.

Dicas para uma cobrança efetiva e sem constrangimento

Pode parecer uma situação muito chata, mas faz parte das atribuições do síndico ou administradora garantir que os moradores mantenham em dia o pagamento das taxas de condomínio. Para evitar constrangimentos e problemas judiciais, conheça algumas dicas para tornar essa situação menos complicada.

Defina regras claras

Se você está assumindo agora a gestão do condomínio, assegure que todos os moradores conheçam as regras de cobrança pelo condomínio atrasado. O estatuto e convenção interna do edifício devem trazer isso claramente. Isso evita que os inadimplentes sejam pegos de surpresa com as medidas que o síndico deve tomar.

Não deixe a dívida acumular

Um bom síndico acompanha de perto o andamento das finanças, por isso, notará rapidamente que há alguém com o condomínio atrasado. Por isso, ao identificar o problema, entre em contato com o morador inadimplente. Apenas tenha cuidado em não fazer isso em público nem expor esse problema na frente de outras pessoas.

Notifique por escrito

Diante da inadimplência, o primeiro passo é enviar uma carta de cobrança ao morador. Isso pode ser feito por e-mail, mas com o papel é possível obter a assinatura de quem recebeu a carta, para que não haja alegação posterior de não recebimento.

É importante enviar uma notificação como primeira medida, porque pode acontecer de o pagamento ter sido realizado, o que pode ser provado com um comprovante, por exemplo. Enviar um SMS pode ser uma forma amigável de abordagem e funcionará como um lembrete da situação.

Ofereça alternativas para o pagamento

Ao fazer contato com o morador e identificar que a falta de pagamento ocorre por problemas financeiros, ofereça alternativas como forma de colocar em dia esses débitos. Parcelamento da dívida é um meio de fazer isso, assim como a retirada de juros em caso de acordo para a quitação.

Casos para acionar a Justiça

Não é do interesse de nenhuma das partes buscar a Justiça para resolver essa pendência, já que o processo pode ser mais burocrático, demorado e até mais caro. Porém, há situações em que a conversa amigável não é uma solução.

Nesses casos, o condomínio pode levar a questão para a esfera judicial impetrando uma execução dos títulos em aberto. Atualmente, a taxa de condomínio é legalmente tratada como título exigível, líquido e certo. Assim, não é necessária uma ação de cobrança.

Na Execução Judicial, o devedor executado será notificado a pagar a dívida apurada, com todos os seus encargos, em 5 (cinco) dias, sob pena de penhora. Essa penhora alcança contas bancárias, bens particulares e até o próprio apartamento devedor, mesmo que seja bem único ou nomeado como bem de família.

Além disso, por se tratar de uma execução, os órgãos de proteção ao crédito e bancos bloqueiam o CPF ou CNPJ do proprietário, impossibilitando qualquer empréstimo, financiamento ou crédito no mercado.

O condomínio atrasado é um problema para o morador inadimplente e também para os demais condôminos. Por isso, é interessante encontrar formas amigáveis e adequadas para garantir que a taxa mensal seja paga e que não haja constrangimento de nenhuma das partes.

Agora que você já sabe como um condomínio atrasado pode ser cobrado, entre em contato conosco e busque auxílio de uma empresa especializada no mercado.

7 de março de 2019 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *