Perfil dos moradores de condomínio: saiba como lidar com cada um!
Viver em um condomínio significa ter que conviver com pessoas de todos os tipos bem de perto. É como uma grande família: cada um tem a sua personalidade e o seu ponto de vista, e nem todos concordam. Inclusive, as assembleias costumam ser bastante polêmicas.
Nesse caso, usar o bom senso, ser educado e buscar sempre o diálogo com os vizinhos são medidas fundamentais para uma relação harmoniosa. Conhecer o perfil dos moradores de condomínio também ajuda bastante na hora de identificar encrenca e saber lidar com ela.
Por isso, nosso post de hoje veremos uma seleção de perfis mais comuns e como tratar cada um deles. Confira!
1. O reclamão
Ele está sempre insatisfeito, é implicante e criador de caso. Vai a todas as reuniões de condomínio e questiona a administração sempre que pode. No dia a dia, repara em todos os problemas, barulhos e acontecimentos do prédio.
Em geral, é fácil identificá-lo, pois, com sua postura hostil, normalmente suas reclamações não ganham apoio dos demais condôminos.
Como lidar com ele
Esse tipo de pessoa deve ser estimulado a se envolver positivamente na administração do condomínio. Como esse morador provavelmente conhece bem as rotinas e problemas do condomínio, o síndico deve trazê-lo para o seu lado, pois ele poderá ser útil. Busque sugestões de melhoria frente as situações de desagrado apresentadas e ajude-o a entender as impossibilidades ou dificuldades enfrentadas.
Mantenha a calma e retribua suas grosserias com gentileza. Assim, ele ficará constrangido, e tenderá a tratar melhor a todos.
2. O barulhento
Todo condomínio tem um morador barulhento. Às vezes, até uma família inteira!
Em alguns casos, ele é músico e ensaia no apartamento a tarde toda, ou então é alguém que chega tarde do trabalho e gosta de assistir TV à noite com o volume alto. Ou, em casos extremos, é o festeiro, sempre dando festinhas em casa até altas horas.
Como lidar
Primeiramente, é preciso conversar com esse morador e explicar que os hábitos dele incomodam os vizinhos, e por quê. Deixe claro o que diz a convenção de condomínio e o regimento interno a respeito dos horários de silêncio e, se a conversa não resolver, aplique as multas previstas para esses casos.
3. O fofoqueiro
Ele sabe tudo o que acontece no condomínio e, às vezes, até conta mentiras ou aumenta situações, transmitindo informações falsas ao síndico, ao porteiro e aos demais funcionários do prédio – e gerando discórdia.
Como lidar
O melhor é se afastar dessa pessoa e evitar dar muita informação quando cruzar com ela nos corredores. Se você for alvo das suas fofocas, esclareça o quanto antes com as pessoas envolvidas. Publique informativos e comunicados de esclarecimento das situações, deixando os condôminos informados da realidade. Com o tempo e o empenho dessas ações o(a) fofoqueiro(a) cairá em descrédito.
4. O ausente
Ele não participa das reuniões, nunca está em casa e, quando está, não se interessa pelas questões do condomínio. Vive como se não morasse em uma comunidade. Para ele, tudo está bom.
O problema é que, quando há muitos desse tipo no condomínio, o síndico fica sobrecarregado, tendo que tomar várias decisões sozinho.
Como lidar
Geralmente, as ausências são justificadas pela correria do dia a dia. Por isso, é interessante aproveitar todas as oportunidades de conversar com o morador ausente — nos corredores, na garagem, na entrada e saída do prédio — e reforçar o convite a participar das reuniões. Dizer pra ele a importância de estar envolvido nas questões e decisões das assembleias, pois terão efeito direto e imediato sobre ele e os demais condôminos.
Bom, esses são apenas alguns exemplos, mas o perfil dos moradores de condomínio pode ser diferente onde você mora.
E nem todos são negativos: muitos podem ser bons colaboradores na gestão e virar grandes amigos. Em todos os casos, seja sempre educado, não se abale e procure a boa convivência!
Enfim, gostou das nossas dicas? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e marcar aquele amigo síndico? Ele certamente vai se identificar!