Blog Conectiva

Tecnologia para condomínios: como usá-la a favor da gestão e da segurança

As inovações se tornaram uma constante na atualidade. Cada vez mais, as pessoas agregam novidades em seu cotidiano e, com o condomínio, isso não é diferente. O uso da tecnologia para condomínios pode oferecer uma série de alternativas para a melhora da segurança, da gestão e da comunicação.

Se você quer aprender como utilizar a tecnologia para condomínios de forma inteligente, continue acompanhando nosso artigo. Mostraremos como isso é possível em diversas áreas!

Aumente a segurança

Uma das formas mais conhecidas para o uso da tecnologia para condomínios é a instalação de artefatos para incrementar a segurança. O controle de acessos pode ser aprimorado com o uso de câmeras, biometria ou, até mesmo, com a adoção da portaria virtual.

A instalação de um circuito interno de monitoramento em conjunto com a transmissão on-line das imagens pode facilitar o monitoramento. As imagens também podem ser armazenadas em servidores na nuvem, evitando que sejam perdidas por problemas na estrutura física.

A instalação de chaves biométricas nada mais é que a liberação do acesso ao condomínio utilizando alguma parte do corpo. As opções mais populares costumam se valer do uso das impressões digitais. O uso da biometria dispensa o uso de chaves e cartões de acesso, que podem ser facilmente copiados.

Não existe solução única, e é importante pensar na rotina do condomínio e no perfil de seus usuários. O ideal é evitar mudanças que surpreendam os condôminos. Apresentar as opções a todos e discuti-las em assembleia viabiliza uma escolha mais consciente e customizada.

Coordene o uso dos espaços

A agilidade das ferramentas tecnológicas pode facilitar a gestão do uso dos espaços do condomínio, como salões de festas, áreas gourmet etc. O uso de sistemas para a realização de reservas desses ambientes aumenta a praticidade e diminui a carga de trabalho dos gestores.

Além disso, a reserva on-line traz comodidade aos condôminos, que podem saber, em tempo real, se será possível realizar o evento que estão planejando na data esperada.

Organize a comunicação com condôminos

Utilizar grupos em redes sociais pode parecer uma solução simples e barata para promover a comunicação entre a administração e os condôminos. Contudo, há diversos relatos de grupos em que a situação saiu do controle, com discussões, compartilhamento de informações que não são do interesse do condomínio e inclusão de pessoas estranhas.

Tudo isso pode ser evitado com o uso de um sistema próprio de comunicação. O controle do ambiente virtual dificulta o compartilhamento de conteúdo inapropriado e beneficia a boa convivência.

Um sistema específico para a comunicação em condomínio também permite controlar as pessoas incluídas nos grupos de comunicação, o que evita a inclusão de pessoas estranhas à atividade do condomínio.

O uso da tecnologia para condomínios é muito interessante e pode trazer diversos benefícios, como eficiência, praticidade e agilidade. Entretanto, a implementação de novas ferramentas e sistemas deve passar por uma análise criteriosa sobre sua real necessidade e adequação ao perfil dos condôminos. Uma administradora pode ajudar o condomínio nas decisões estratégicas sobre tecnologia para que as inovações sejam utilizadas de forma verdadeiramente útil.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre as ferramentas tecnológicas que podemos lhe oferecer, entre em contato conosco!

9 de agosto de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *