Blog Conectiva

4 itens que não podem faltar na segurança condominial

A segurança condominial é um dos aspectos mais importantes para qualquer condomínio. Afinal, muitos moradores prezam por esse tipo de imóvel justamente por se sentirem mais seguros, principalmente no que diz respeito ao conforto de sua família e seus bens materiais.

Todos querem sair de suas casas com a sensação de que podem ficar tranquilos por saberem que o risco de roubos, furtos ou algo mais grave será praticamente nulo. Contudo, para que seja possível oferecer essa tranquilidade para os moradores, o condomínio precisará contar com os recursos certos.

Por isso, preparamos uma lista com quatro itens que não podem faltar na segurança condominial. Ficou interessado em saber quais são eles? Continue conosco!

1. Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são um item básico para a segurança de qualquer condomínio. Afinal, elas contribuem para inibir ações criminosas por parte de suspeitos que pensem em algum plano para burlar qualquer esquema de segurança.

Além disso, seus registros podem ser utilizados como evidência em possíveis investigações futuras, bem como ajudar na própria gestão do condomínio no que diz respeito à verificação de questões internas, tais como: danos ao patrimônio, acidentes, descumprimento de normas condominiais, entre outras.

No entanto, não basta apenas possuir esses equipamentos: é preciso que eles sejam instalados corretamente, ou seja, é necessário fazer um planejamento para que sejam bem posicionados e que não haja nenhum ponto cego, por exemplo.

2. Portaria 24 horas

Outro item essencial para a segurança condominial é a portaria 24 horas. O fato é que contar com esse tipo de recurso ajuda a evitar que pessoas desconhecidas ou não autorizadas circulem nas dependências do condomínio.

A regra é simples: o porteiro ou o vigilante deverá conferir se as pessoas que entram no condomínio são moradores ou prestadores de serviço autorizados. Caso contrário, poderão entrar somente com a autorização de um morador, no caso de visitas, por exemplo.

Nesses casos, é importante fazer um controle rígido de quem entra e sai do condomínio, o que torna difícil acontecer qualquer problema relacionado à segurança. Saiba que é possível, inclusive, utilizar a tecnologia das portarias virtuais, que são uma ótima solução para essa demanda.

3. Sistema de iluminação

Outro recurso interessante é o sistema de iluminação, que é um investimento barato que ajuda a coibir a ação de pessoas mal intencionadas que circulam nas redondezas do condomínio.

É importante iluminar bem a portaria, principalmente na parte da rua, bem como as áreas comuns do condomínio. Entretanto, não basta apenas instalar esses equipamentos: é preciso realizar a manutenção deles periodicamente para que não haja problemas.

4. Alarmes

Um sistema de alarmes também ajuda na segurança do condomínio, inibindo a ação de criminosos. Uma boa medida é instalar esse sistema nas portas de entrada e saída do condomínio, bem como na garagem.

Vale também buscar por sistemas que estejam integrados a algum serviço de vigilância ou com a polícia da região. Dessa forma, qualquer atividade detectada pelo alarme será reportada para quem tem condições de agir rapidamente para evitar qualquer dano maior para os moradores.

O alarme é uma ferramenta muito versátil, pois pode alertar não somente sobre a detecção de atividades suspeitas, mas também outros tipos de perigo — incêndios, por exemplo.

Existem outros tipos de equipamento que podem contribuir para a segurança condominial, porém é preciso entender quais deles fazem mais sentido para a sua realidade, principalmente no lado financeiro do condomínio.

Se você gostou de nossas dicas, siga nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da Conectiva!

21 de agosto de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *