4 dicas de como promover uma boa convivência em condomínio
Compartilhar espaços comuns sem desarmonias ou conflitos, viver uma rotina pautada no bom senso e na empatia: a boa convivência em condomínio tem tudo para promover esses resultados. Claro, a proximidade com os vizinhos nem sempre é fonte de satisfação, e os problemas acabam mesmo acontecendo. A boa notícia está no fato de que atitudes simples podem contornar e mesmo evitar muitos desses transtornos.
Prossiga lendo e conheça 4 dicas valiosas para viver bem no seu condomínio!
1. Coloque gentileza e educação na convivência diária
Na correria do dia a dia, as pequenas gentilezas e cortesias não devem ser esquecidas, pois fazem toda a diferença ao lidar com as pessoas.
Importante também considerar que o outro pode ter vivido experiências ruins no dia ou na semana. A pessoa pode estar sob estresse. Assim, mantenha a calma, releve desavenças ou “caras” ruins e sempre seja cortês.
Por isso, práticas tão corriqueiras como cumprimentar quem cruza o seu caminho nas dependências do prédio, sorrir, conversar, vão demonstrar sua amabilidade e afastar antipatias gratuitas.
2. Privilegie o bem-estar comum nas atitudes cotidianas
O convívio social se abala facilmente por ações que, de alguma maneira, incomodam o outro. Tendo isso em mente, fique alerta às seguintes situações:
- ao abrir a porta de seu carro, tome cuidado para não bater no veículo ao lado. Também ocupe apenas o espaço da sua vaga: os espaços de estacionamento costumam ser estreitos, então, muita atenção para evitar problemas;
- nunca jogue guimbas de cigarro pelas janelas das unidades: o vento pode conduzi-las até as outras unidades que estão abaixo, promovendo risco de incêndio;
- jamais jogue lixo ou líquidos pela janela de sua unidade, pois eles podem poluir as áreas comuns ou as unidades de baixo.
Também fuja de:
- fazer barulho após o horário convencionado para estabelecer silêncio;
- segurar o elevador por mais tempo do que o normal;
- deixar seu animal de estimação escapar do apartamento e circular sozinho pelo condomínio.
Essas, entre outras condutas que podem gerar perturbação, são inimigas da boa convivência em condomínio. Portanto, planeje sua rotina para que nada disso jogue contra a sua determinação de viver em paz com a vizinhança.
3. Participe das reuniões condominiais
Separe um tempinho para participar das assembleias do seu edifício. Fazer isso vai colocar você a par — em primeira mão — das questões que envolvem o lugar onde você mora.
Além do mais, esse engajamento será útil para você conhecer melhor o processo de tomada de decisões em seu condomínio, inteirar-se sobre o que é pretendido para ele, assim como dar sua opinião e tê-la devidamente considerada.
4. Preserve a segurança no condomínio
Quem mora em apartamento preza muito a segurança, um dos maiores benefícios da vida em condomínios. Desse modo, descuidar desse aspecto é arriscar sua boa imagem perante os demais condôminos.
Por isso, tome os seguintes cuidados:
- ao receber amigos e parentes nas áreas comuns, a exemplo da churrasqueira e do salão de festas, não permita que fiquem entrando e saindo do edifício, pois essa movimentação compromete a segurança;
- transite com seu veículo sempre em baixa velocidade, pois, desse jeito, você anula o risco de machucar alguém;
- ao contratar pessoal para reparos, peça e verifique referências, a fim de afastar perigos e prejuízos que podem se estender a todos;
- se o seu condomínio não tem porteiro, mantenha sempre a portaria fechada — faça isso tanto na portaria externa quanto na porta de acesso ao hall;
- ao entrar e sair com seu veículo, verifique se o portão de acesso fechou completamente antes de arrancar. Assim, você se resguarda da ação de bandidos oportunistas.
Como todo relacionamento é via de mão dupla, a boa convivência em condomínio depende da atitude de todos. Faça a sua parte: com isso, você aumenta as chances de viver em um lugar cada vez mais agradável e prazeroso!
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos que interessam a quem vive em condomínio!