Blog Conectiva

4 dicas de economia de água para aplicar no condomínio

Cortar custos e contribuir para que o condomínio economize é um dever de todos os moradores, não somente do síndico e dos funcionários contratados. Afinal, isso poderá se refletir em questões que também interessam aos condôminos, tal como a economia financeira, por exemplo, reduzindo o valor da taxa condominial. Por isso, preparamos esse conteúdo com dicas de economia de água.

Saiba que esse tipo de cuidado é importante, visto que no fim das contas, são os moradores que arcam com esse tipo custo, além de evitar transtornos para todos. Então, entenda que é preciso ter uma atenção redobrada, principalmente nos períodos em que o consumo possui uma certa tendência de crescimento, tal como nas férias ou no verão.

Continue acompanhando a leitura conosco para saber quais são as 4 dicas de economia de água que preparamos exclusivamente para você.

1. Crie uma campanha de conscientização

Uma das dicas de economia de água mais importantes está relacionada a criar ações preventivas. Uma delas nada mais é do que tomar a iniciativa de estabelecer uma campanha de conscientização dos próprios moradores.

Afinal, o primeiro passo da economia está na ideia de que todos tenham consciência de que precisam fazer a sua parte. Isso pode ser feito de maneira simples: criando materiais informativos, que tratam do assunto, principalmente nos ambientes da casa em que há mais tendência para ter gastos maiores, tais como o banheiro e a cozinha.

Exemplos desses materiais podem ser recados e manuais disponibilizados nos elevadores e na portaria. Ou seja, não precisa de nada muito complexo para começar!

2. Realize a manutenção de sistemas de encanamento de água

Outro ponto importante está na manutenção dos sistemas de encanamento de água do próprio condomínio. Até porque de nada adianta os moradores fazerem a sua parte, se a infraestrutura do condomínio não contribui para que haja o cenário da economia de água.

Então, investir em ações de manutenção podem gerar grandes economias, principalmente em questões de infiltrações, vazamentos de torneiras e registros, entre outras. Procure sempre agendar e realizar manutenções preventivas para verificar essas e outras questões.

3. Faça a substituição de equipamentos

Falando em manutenção, é preciso entender também que os equipamentos, que lidam com água de alguma maneira, precisam ser substituídos quando for preciso. Estamos falando de válvulas de descarga, hidrômetros, vasos, entre outros que podem contribuir para o desperdício de água.

O fato é que quando estes equipamentos estão velhos ou danificados, ajudam a consumir mais água do que o normal, algo que obviamente reflete no desperdício, aumento de custos e displicência em questões ambientais.

Hoje é possível contar também com a tecnologia para aplicar melhorias. Um bom exemplo é a existência dos sistemas de descargas inteligentes, que utilizam a água na medida certa a cada descarga acionada.

4. Incentive o reúso de água

Por fim, a nossa última dica sobre economia de água é que o condomínio procure fazer o reúso de água quando for possível, principalmente da que vem da chuva. Para que isso seja possível, é preciso encontrar recursos e processos que ajudem nessa questão. Um grande exemplo é a construção de reservatórios de escoamento de água para a limpeza da área comum.

Saiba que já existem empresas especializadas que fazem esse trabalho de captação de água da chuva e reúso de água cinza, que nada mais é do que aquela originada de chuveiros, pias, máquina de lavar, etc.

Gostou das informações deste post? Aplicando essas dicas de economia de água hoje mesmo, pouco a pouco será possível instaurar uma cultura de corte de custos e sustentabilidade para o seu condomínio.

Mas não pare por aí! Entenda agora como reduzir as despesas do condomínio por meio de uma administradora!

22 de agosto de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *