Blog Conectiva

Como uma empresa administradora de condomínios atua?

Quem vive em condomínios sabe que eles, em muitos aspectos, se parecem com pequenas cidades. Questões relacionadas à infraestrutura, funcionários, dívidas, entre outros temas podem tornar a vida dos moradores mais difícil nesses espaços. É aí que uma empresa administradora de condomínios não possa ajudar.

Por melhor que seja o síndico, por mais organizados que sejam os moradores, as responsabilidades de um condomínio podem ser bastante complexas – um desafio que exige conhecimentos específicos.

Esses conhecimentos são devidamente colocados em prática por empresas especializadas em administrar condomínios, fazendo a diferença na rotina do síndico e dos moradores.

Se você ficou curioso para saber como as administradoras de condomínio atuam para facilitar a vida das pessoas, este post apresentará 5 exemplos. Vamos lá?

1. Contratando funcionários

Profissionais de limpeza e, muitas vezes, de portaria, são necessários para tornar a experiência dos moradores mais agradável. No entanto, contratar um profissional não é tarefa simples. Exige conhecimento interpessoal, experiência na área e conhecimento sobre legislação trabalhista.

Nesses casos, é melhor terceirizar essa tarefa para uma empresa administradora de condomínios.

2. Organizando os documentos

O volume de documentos gerados na atividade gerencial é gigantesco. Todos são importantes e devem ser organizados, pois podem ser solicitados a qualquer momento.

Uma empresa especializada pode ser de grande valia ao síndico e aos moradores. Em muitos casos, os síndicos dividem tarefas de gestão, contabilidade e gerenciamento de documentos. É a chamada “cogestão”. Opção muito popular entre síndicos que desejam oferecer mais segurança, transparência e agilidade ao seu mandato.

3. Efetuando o trabalho de contabilidade

Processos contábeis costumam ser um problema, mesmo para empresários experientes. Imagine para síndicos que podem não conhecer o assunto. Lidar com burocracia exige experiência e tempo. Porém, nem sempre o síndico tem essa disponibilidade.

Além do mais, será exigido desse gestor transparência em suas decisões. A cada reunião de condomínio ele terá que prestar contas aos moradores.

Para evitar problemas, a maioria dos síndicos escolhe uma empresa administradora de condomínios pensando, justamente, na contabilidade, afinal, basta um erro para ter grandes dores de cabeça.

4. Intermediando conflitos

Não são raros os desentendimentos entre moradores que acabam indo à justiça. Situações simples que poderiam ser resolvidas com uma intermediação eficiente.

Esses casos podem ganhar soluções rápidas com a ajuda de profissionais capacitados. Boas empresas de administração de condomínios sabem como achar um ponto de equilíbrio entre duas partes conflitantes – tudo isso de forma rápida e simples.

5. Tornando o convívio social agradável

Em muitos casos torna-se difícil para o síndico atender às solicitações dos moradores. Criar um regimento interno que atenda às expectativas de todos e seja aplicável pode ser uma tarefa desgastante.

Essa é outra razão que faz com que síndicos contratem uma empresa terceirizada, pois ela possui experiência de mercado suficiente para garantir o que é viável ou não em um regimento interno.

Percebeu como uma empresa administradora de condomínios é importante para ajudar um síndico a cumprir suas tarefas? Não se trata de um luxo, mas de um investimento necessário, capaz de trazer tranquilidade e qualidade de vida a todos os moradores.

Quer melhorar a administração do seu condomínio? Precisa de alguma orientação? Então, busque o melhor caminho: entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

6 de junho de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *