Blog Conectiva

Entenda aqui as regras para se ter animais em condomínio

Ter animais em condomínio pode se tornar uma grande dor de cabeça, mas isso não deve ser motivo para abrir mão deles. O fato é que condomínios têm vários perfis de moradores e nem todos gostam de animais. Então, quando se deparam com os pets em espaços compartilhados, acabam se irritando e condenando quem os mantém ali.

Em alguns casos, acabam até criando regras que não existem, somente para ter um motivo para expulsá-los. Se você mora em condomínio e tem ou pretende ter animais, fique tranquilo!

Preparamos este conteúdo para você entender quais são os seus direitos em relação a isso, bem como algumas dicas para manter uma boa convivência no condomínio, sem prejudicar você, os seus bichinhos e os vizinhos. Acompanhe o post conosco para saber mais!

É permitido ter animais em condomínio?

Antes de mais nada, saiba que não existe nenhuma lei específica que proíba a manutenção de animais de estimação nesses locais. Porém, a convenção do condomínio tem poder para definir limites relacionados a essa questão, tanto em relação ao número, quanto aos tipos de animas permitidos.

Além disso, o condomínio pode criar regras que definem como eles podem circular nas áreas compartilhadas. Exemplos comuns incluem usar focinheira em animais de grande porte e carregar o animal no colo ao usar o elevador, entre outros.

Vale lembrar que a justificativa dessas regras deve sempre ser preservar a boa convivência entre todos. Além disso, a administração do condomínio não pode proibir os moradores de terem animais.

Como manter animais em um condomínio?

Agora que você está mais tranquilo e já sabe que pode ter um animal de estimação no seu apartamento, é preciso lembrar que o bom senso é a regra número 1. Além dele, algumas dicas vão ajudá-lo a manter os seus bichinhos sem incomodar nenhum vizinho. Confira a seguir!

Evite problemas com a higiene

A primeira dica é prezar pela higiene. Evite que seus animais façam suas necessidades nas áreas comuns do condomínio e não deixe qualquer rastro de sujeira ao se deslocar do apartamento para a rua e vice-versa. Caso aconteça algum acidente, limpe tudo rapidamente para evitar que outros moradores se sintam incomodados.

Lembre-se de que de modo algum o condomínio pode ter indícios de contaminação em razão de urina e fezes dos seus animais — principalmente de gatos e cachorros.

Preze pela segurança e pela saúde dos outros moradores

É primordial garantir que seus animais não ofereçam nenhum risco para a saúde e a segurança dos outros moradores do local. Então, para evitar que eles sejam um grande motivo de reclamação, tome medidas para que ninguém se sinta ameaçado quando circular pelo condomínio.

E, claro, é essencial levá-lo ao veterinário sempre que possível para verificar se sua saúde está em ordem e se suas vacinas estão em dia.

Não perturbe o sossego dos vizinhos

Um dos grandes motivos de reclamação em relação a animais são os barulhos provocados por eles. Obviamente, é preciso ter uma boa dose de bom senso e entender que um cachorro não vai passar um dia inteiro sem latir, não é mesmo?

Por outro lado, caso o animal comece a produzir ruídos de forma exagerada e em horários em que se deve prezar pelo silêncio, é preciso tomar as medidas cabíveis para controlar a situação. Isso inclui desde controlar o animal no momento oportuno até avaliar se ele está vivendo em boas condições. Barulhos que podem trazer incomodo são os provocados por cachorros, gatos e pássaros.

Você tem mais alguma dica de boa convivência relacionada a animais em condomínio? Então, conte para a gente no espaço dos comentários.

26 de janeiro de 2018 Leis e Regras do Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *