Blog Conectiva

Fui eleito síndico, e agora? Saiba como se preparar para o cargo

Se preparar para síndico é uma tarefa muito importante! Afinal, para fazer uma boa gestão, é preciso ter um bom conhecimento sobre o condomínio em si, tempo para cumprir diversas funções e também manter um relacionamento com os outros moradores.

Além disso, há a parte administrativa, prestação de contas aos condôminos, preservação dos bens do condomínio e dos apartamentos, dentre outras coisas.

Saiba que a responsabilidade do síndico envolve, inclusive, as suas responsabilidades civis, sendo passível de pena criminal quando as atribuições do cargo não são cumpridas corretamente.

Tendo em vista as inúmeras funções de um síndico, ressaltamos a importância da preparação para assumir o cargo. Para ajudar você nessa missão, separamos 4 dicas neste artigo. Confira!

1. Estude a legislação

Uma das principais competências que todo bom síndico precisa ter é o domínio de todas as questões que envolvem a legislação, principalmente quando se trata do Código Civil e dos seus capítulos referente aos condomínios, principalmente a própria Lei dos Condomínios.

Além disso, é preciso compreender moderadamente as leis trabalhistas, pois como administrador, será necessário saber lidar com os funcionários contratados do condomínio e serviços terceirizados.

Por fim, é imprescindível ter domínio sobre o Regimento Interno do prédio, além de outras normas que permeiam o seu funcionamento, como a questão da perturbação do sossego e as regras para manter animais no apartamento.

2. Entenda o sistema de segurança do condomínio

Segurança é um dos assuntos mais importantes que envolvem o condomínio. Hoje, prezar pela segurança é algo muito exigido por todos os moradores de qualquer prédio. Então, é dever do síndico também estar a par de como anda essa questão.

Por isso, não deixe de verificar os equipamentos de segurança do condomínio, como extintores, hidrantes, alarmes etc. É importante verificar também o próprio sistema de segurança do prédio e o papel dos funcionários responsáveis por essa área.

Feito isso, será possível tomar providências futuras para que tudo esteja dentro do planejado e nenhum condômino se sinta inseguro.

3. Analise a gestão anterior

Outro ponto importante na tarefa de se preparar para síndico é entender qual é o estado de administração do condomínio entregue pela gestão anterior. Por isso, investigue minuciosamente os documentos referente à prestação de contas, andamento de obras, gestão de funcionários, entre outras papeladas.

A ideia é entender em que ponto está a administração do prédio, além de verificar possíveis irregularidades que precisam ser corrigidas o quanto antes. Para começar a sua gestão com o pé direito, é importante deixar todos os moradores cientes desse panorama.

4. Saiba como lidar com os inadimplentes

Todo síndico deve prezar pela boa administração do condomínio. Logo, é preciso lidar com situações delicadas muitas vezes, como os inadimplentes. Afinal, a recuperação de crédito é importante para as contas do prédio.

É preciso estar preparado para autuar quem está com os pagamentos atrasados quando for preciso, inclusive judicialmente. Por isso, esteja sempre aberto a negociação, de modo a resolver o problema sem prejudicar o seu cargo, o morador e o condomínio inteiro.

Portanto, essas são dicas essenciais para quem está na missão de se preparar para síndico. Dessa forma, será possível fazer valer o papel de responsabilidade atribuído a você.

Para continuar bem informado sobre questões a respeito da administração de condomínio, assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades.

4 de Abril de 2018 Síndico e Conselho

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *