Blog Conectiva

Quais as regras de instalação de ar-condicionado em condomínio? Veja aqui!

Os moradores de condomínios podem encontrar diversos desafios quando o projeto inicial não prevê a estrutura de climatização. A instalação de ar-condicionado em condomínio requer atenção a uma série de precauções para que seja feita de maneira segura.

Em alguns casos, a instalação não pode ser feita sem uma readequação das normas do local e da infraestrutura. É importante levar em conta os custos desse tipo de obra e seus possíveis desdobramentos antes de começar.

Conheça os caminhos a seguir para analisar a possibilidade de instalação de ar-condicionado em condomínio! Separamos os principais pontos a se considerar para fazer tudo certo!

Quando é possível instalar ar-condicionado em condomínio?

A instalação de ar-condicionado em condomínio exige que as regras do local permitam a realização dessa modificação na fachada do edifício. Isso porque a instalação do sistema de ar-condicionado pura e simples geralmente não é proibida, mas há casos em que há normas prevendo a vedação de alterações na fachada. Caso a alteração seja proibida e isso conste na convenção, a obra não pode ser feita até que essa situação se altere.

A alteração da convenção para permitir as alterações na fachada necessárias na instalação do ar-condicionado deve ser feita por meio de votação com quórum de, pelo menos, 2/3 dos condôminos, conforme dispõe o artigo 1.351 do Código Civil.

Quais são as cautelas que devem ser tomadas?

Antes de permitir a instalação do ar-condicionado em condomínio, a administração deve buscar profissionais especializados para analisar as condições técnicas.

Veja aspectos que podem ser problemáticos na hora da instalação do ar-condicionado em condomínio a seguir:

Fachada

A alteração da fachada é o principal motivo para a proibição ou restrição do ar-condicionado em condomínio. O ideal é que o condomínio permita a alteração da fachada para esse fim e, assistido por um profissional especializado, estabeleça e aprove em assembleia as normas de padronização da instalação de ar-condicionado nas fachadas para evitar alterações estéticas desagradáveis.

Rede elétrica

Um dos fatores estruturais mais importantes para equipar o condomínio com sistema de climatização é a rede elétrica. Deve ser feito estudo prévio de capacidade da rede, bem como se há necessidade de modificações e quais são os limites para a potência dos aparelhos de cada unidade.

Aparelhos elétricos que causem sobrecarga na rede são extremamente perigosos e podem causar incêndios. Vale lembrar, inclusive, que instalações elétricas feitas fora dos parâmetros técnicos previstos pela ABNT podem ocasionar a perda da cobertura do seguro incêndio e prejuízos ao condomínio.

Por fim, cumpre lembrar que é dever dos condôminos conduzir obras de forma responsável, sem comprometer a segurança da edificação, conforme disposto no artigo 1.336, II do Código Civil.

Gotejamento

Também é importante prever de antemão o que será feito com o gotejamento das máquinas. O condomínio pode exigir a instalação de um sistema interno de coleta da água ou até mesmo que sejam instaladas máquinas com dreno seco, sem transtornos para os vizinhos.

Quais são as alternativas?

As localidades mais quentes fazem com que o ar-condicionado em condomínio seja um acessório essencial. O que fazer quando não é possível realizar a colocação de ar-condicionado?

O mercado de eletrodomésticos fornece alternativas que não necessitam de instalação, como os aparelhos portáteis. Esses equipamentos podem ser uma solução econômica para quem não pode ou não deseja passar por todo o processo descrito acima.

A colocação de ar-condicionado em condomínio é um assunto que exige diálogo com a administração. Também é importante a contratação de profissionais para análises técnicas de viabilidade do projeto. Os moradores devem seguir as normas do condomínio e as diretrizes de segurança para a instalação a fim de evitar riscos desnecessários.

Agora que você aprendeu como evitar problemas ao instalar ar-condicionado em condomínio, veja também como evitar problemas ao utilizar a piscina!

2 de agosto de 2018 Leis e Regras do Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *