Blog Conectiva

Uso de piscinas em condomínios: 5 dicas para uma boa convivência

A vida em condomínio proporciona uma série de benefícios que seriam muito caros ou complicados de administrar em uma residência individual, em especial no quesito áreas de lazer. Um dos espaços favoritos é a piscina de condomínio, que é de uso compartilhado.

A criação de regras de uso serve para que todos possam aproveitar o ambiente de maneira agradável. Separamos cinco dicas para uma boa convivência na piscina de condomínio! Acompanhe e saiba como colocá-las em prática!

1. Desenvolva normas de uso

O condomínio deve tomar a frente das discussões sobre as regras de uso da piscina e criar um regulamento. De preferência, esse regulamento deve ser estabelecido por meio de deliberação e votação em assembleia, garantindo a todos os condôminos o direito de opinar sobre as normas estabelecidas.

Importante ressaltar que o condomínio e o síndico são responsáveis pelo estrito cumprimento das normas sanitárias e técnicas em todas as áreas de uso comum. Por isso, o regulamento deve incorporar as exigências legais.

2. Defina a apresentação de atestado médico

O atestado médico para piscina de condomínio é importante para a prevenção da propagação de doenças. O ideal é que o regulamento interno exija a apresentação desse documento de todos os usuários da piscina.

O condomínio tem a possibilidade de oferecer o serviço de exame médico como uma comodidade aos usuários, podendo cobrar pela realização do procedimento. Ainda assim, também deve aceitar comprovantes de exames realizados em outros locais.

A apresentação de atestado médico para piscina de condomínio pode parecer uma burocracia desnecessária, mas em alguns casos, como no estado de São Paulo, é exigência da legislação sanitária.

3. Regulamente o uso da piscina por convidados

O uso da piscina por convidados deve ser discutido em assembleia para que conste no regulamento. Os condôminos devem decidir se o uso por terceiros é possível, bem como sobre o cadastramento dos visitantes e a exigência do atestado médico para piscina de condomínio.

Proibir completamente o uso para convidados pode ser uma medida impopular e muitas vezes desnecessária. A questão pode ser adaptada para, por exemplo, restringir a quantidade de convidados ou determinar os dias em que eles podem utilizar a piscina.

4. Decida sobre o consumo de alimentos e bebidas

O consumo de alimentos e bebidas na área da piscina deve ser regulamentado para definir se será permitido ou proibido. Deve-se levar em consideração que esse consumo pode aumentar as necessidades de limpeza e manutenção da piscina e até mesmo causar acidentes.

5. Não leve animais para a área da piscina

Pode constar no regulamento a proibição do acesso de animais de estimação à área da piscina, já que o local é inadequado e inseguro para os mascotes. Essa medida evita transtornos aos demais condôminos e o risco de acidentes.

As normas para uso da piscina de condomínio devem sempre conciliar o interesse dos usuários e o cumprimento dos requisitos básicos de segurança e higiene. Assim, garante-se o bem-estar das pessoas e o conforto na área de lazer.

Agora que você aprendeu mais sobre a boa convivência na piscina de condomínio, descubra como manter a diplomacia e não ser um vizinho reclamão!

29 de junho de 2018 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *