Blog Conectiva

Afinal, a autorização para entrada em condomínio é realmente necessária?

A segurança é um dos fatores que levam as famílias a buscar a vida em condomínio. Entretanto, para que o local usufrua de verdadeira segurança, é necessário que a portaria cumpra protocolos de controle de acesso. Dentre as várias precauções, a exigência de autorização para entrada em condomínio para prestadores de serviços e estranhos desacompanhados é uma das mais importantes.

Se você deseja aprender como implementá-la e quer entender quem precisa dela, acompanhe este artigo que preparamos!

O condomínio pode impedir a entrada de pessoas não autorizadas?

Nos condomínios residenciais a regra é o acesso privativo com controle de acesso. Assim, os funcionários da portaria podem impedir que uma pessoa estranha entre. Essa negativa de entrada não é ilegal, porque o ambiente privado e residencial deve preservar a segurança de seus moradores.

Em caso de condomínio comercial ou público, será necessário estabelecer as regras para o controle de acesso de visitantes. Quando alguém deseja acessar as dependências do condomínio, mesmo autorizado, deve passar por um procedimento de identificação e registro na portaria.

Atualmente existem mecanismos modernos do controle de entrada, que podem incluir até fotografias do visitante. Esse tipo de procedimento ajuda a diminuir as fraudes de acesso, pois inibe o contraventor, que sabe que sua imagem será gravada e pode ser usada em uma investigação futura.

Quais são as situações que exigem autorização de entrada?

O condômino pode autorizar a entrada de pessoas, mas em alguns casos é fundamental ter alguns cuidados. Há muitos relatos de pessoas que se passam por prestadores de serviços ou parentes dos moradores para conseguir entrar. Desse modo, deve-se definir as situações em que a autorização será solicitada. Veja!

Acesso de prestadores de serviços

Uma das principais fontes de preocupação é o acesso das pessoas de companhias de telefone, internet e que realizam instalações. Os empregados dessas empresas passam um bom tempo circulando em vários ambientes e, por isso, é importante fornecer à portaria os dados completos do profissional que realizará o serviço, bem como dia e horário agendados para a visita.

Entrada de entregadores

Entregadores que precisem ter acesso à área interna também devem ser identificados. As informações devem ser fornecidas pela transportadora ou pela empresa responsável pela venda dos produtos que serão entregues.

Caso o condomínio possua regras que mostrem a necessidade dos condôminos se dirijam à portaria para receber encomendas, é importante preservar os direitos das pessoas com dificuldades de locomoção. Idosos, pessoas doentes ou com impedimentos físicos temporários podem precisar de atenção especial para receber suas encomendas. Nesses casos, basta proceder o devido registro dos dados do entregador para garantir a segurança de todos.

Visitas de corretor de imóveis

Os corretores de imóveis são profissionais que têm acesso a todos os ambientes do condomínio, acompanhados de grande quantidade de pessoas. É importante deixar a administração ciente de quem são os corretores responsáveis por fazer as visitas, além de orientar os profissionais a exigir identificação dos visitantes que o acompanharão.

Como implementar a autorização de entrada no condomínio?

Se o condomínio não possui normas para autorizar o acesso de pessoas nas situações descritas acima pode ser uma boa ideia implementá-las. O caminho correto para que isso aconteça é por meio de assembleia. Na reunião serão discutidos e votados os parâmetros de controle de acesso, bem como a alteração correspondente no regimento interno do condomínio.

Uma boa medida é fornecer aos condôminos um modelo de autorização para entrada em condomínio, contendo todos os dados necessários — como nome, número de documentos, data e horário e finalidade da visita. Dessa forma, será possível evitar problemas de comunicação e garantir que todos usufruam do condomínio sem abrir mão da segurança.

A autorização para entrada em condomínio é um documento que visa a segurança de todos. Desse modo, evitam-se riscos e diminuem as chances de pessoas mal-intencionadas conseguirem acesso ao lugar. Agir preventivamente e com conhecimento é sempre a melhor política de segurança.

Gostou deste post? Então, agora que você aprendeu mais sobre o controle de acesso, assine nossa newsletter para receber mais conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail!

14 de agosto de 2018 Leis e Regras do Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *