Blog Conectiva

Condomínio: benefícios de ter administradora com assistência jurídica

Contar com uma administradora com assistência jurídica é um grande ponto positivo para qualquer condomínio. Afinal, sabemos que o síndico, como responsável pela gestão, precisa ter apoio em áreas em que não é especialista de modo a fazer um bom trabalho.

Saiba que a presença da assistência jurídica é fundamental para esclarecer aspectos que envolvam causas trabalhistas, fiscalizações, assuntos contratuais, dentre outras, a fim de atuar na prevenção de qualquer falha.

Além disso, sabemos que conflitos podem acontecer nos condomínios, desde questões como perturbação de sossego até assuntos mais delicados, como inadimplência dos moradores.

Para ajudar com essas e outras questões, a assessoria jurídica é de grande valia. A fim de tornar isso ainda mais claro, vamos apresentar aqui alguns benefícios que ela poderá oferecer. Veja:

Aumento da eficiência na contratação de serviços

A contratação de serviços é muito comum na rotina de um condomínio, tanto para questões de segurança quanto para qualquer obra pontual.

Pois bem, para que o condomínio não corra o risco de cometer erros ao assinar contratos, a ideia é que eles sejam analisados previamente a fim de verificar se representam um mau negócio.

Nesse ponto, a assistência jurídica é essencial e pode ser decisiva, por ter experiência no assunto e saber encontrar possíveis brechas que possam lesar os condôminos.

Isso vale não somente para a contratação de novos serviços, mas também na revisão dos contratos já existentes.

Maior efetividade na recuperação de crédito

Uma das mais árduas tarefas que um síndico possui em sua gestão é saber lidar com os inadimplentes do condomínio. O grande desafio está na recuperação de crédito advinda desse grupo.

Ter uma administradora com assistência jurídica auxiliará muito nessa tarefa, tornando-a mais simples.

Muitos não sabem, mas há a grande possibilidade de majoração dos juros dos inadimplentes e o apoio jurídico conseguirá fornecer todo o respaldo nessa questão, colaborando inclusive com a redução do estresse envolvido nesse trabalho.

Redução de custos e cobranças indevidas

Outro auxílio que uma administradora com assistência jurídica fornecerá ao condomínio está na redução dos custos e na eliminação de cobranças indevidas que possam acontecer.

Saiba que esse tipo de assistência tem plena capacidade em realizar uma análise completa sobre o pagamento dos impostos e também sobre os contratos firmados

Será possível verificar se eliminação de contribuições sociais desnecessárias é viável, bem como de tributos que também não deveriam ser pagos. Além disso, a assessoria contribuirá na eliminação de cláusulas contratuais abusivas.

Auxílio nas assembleias

Por fim, a administradora com assistência jurídica poderá auxiliar muito bem o síndico nas questões que envolvem decisões em assembleia, tirando dúvidas e fornecendo orientações sobre quórum de votação, aprovação de obras; bem como autorizar gastos e aplicações de recursos.

Além disso, ela é um braço de apoio em conflitos sociais, bem como na análise do Regimento Interno e na resolução de dúvidas que envolvam procedimentos operacionais nos apartamentos — instalação de ar-condicionado, individualização de água, configuração de fachada, dentre outras coisas.

Por fim, ela ajudará com quaisquer dúvidas em relação à legislação de questões rotineiras, como perturbação do sossego, regras para fumar, portar animais, dentre outras.

Deu para perceber que esse tipo de auxílio é grande valia, não é mesmo? Então, não perca tempo e contrate uma administradora com assistência jurídica para o seu condomínio! Contar com o apoio de profissionais especializados, tanto em assuntos pequenas quanto maiores, traz uma enorme tranquilidade!

Gostou da leitura? Então, confira os benefícios da terceirização de serviços em condomínios e saiba mais sobre o assunto.

9 de abril de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *