Blog Conectiva

Aprenda como lidar com a briga de vizinhos dentro do condomínio

A convivência em condomínio envolve a superação de diversos problemas: dentre eles, a tão temida briga de vizinho. O condomínio e seus habitantes precisam saber como lidar com esse tipo de acontecimento, para evitar o agravamento do conflito. Estar preparado para lidar com esse tipo de situação, antes que ela aconteça, é o melhor caminho para o sucesso!

Para entender melhor a dinâmica das brigas entre vizinhos e saber como lidar com elas, continue acompanhando este artigo! Traremos informações valiosas sobre o assunto.

Motivos mais comuns

A experiência dos conflitos em condomínio mostra que há uma série de questões problemáticas e que causam brigas com frequência. As principais são:

  • perturbações no sossego — barulho de pisadas, uso de calçados ruidosos, conversas, festas e aparelhos de som com volume alto;
  • distribuição e uso das vagas de garagem;
  • transtornos causados por problemas hidráulicos e vazamentos;
  • danos patrimoniais e incômodos causados por animais de estimação;
  • falta de pagamento pontual da taxa de condomínio;
  • aborrecimentos causados por reformas;
  • dificuldades no uso das áreas comuns.

Todas as questões acima devem ser regulamentadas de forma precisa pelo regimento interno do condomínio. Dessa forma, será possível constatar infrações e resolver a polêmica utilizando normas preestabelecidas, que as partes conhecem e aceitam.

Como lidar com conflitos em condomínio

A solução da briga de vizinho sempre deve buscar a composição amigável, seja por iniciativa dos próprios moradores ou com a assessoria do síndico. Listamos, a seguir, os principais pontos a considerar!

Conheça seus vizinhos

Uma forma saudável de prevenir conflitos graves entre vizinhos é conhecê-los. O contato pessoal fortalece as relações, permite o diálogo sincero e desencoraja a agressividade.

Negocie com antecedência

Se uma questão está causando qualquer tipo de incômodo, mesmo que leve, procure uma solução! Quanto mais tempo passar entre o surgimento do problema e o início das negociações, maiores as chances de que as tensões se acumulem e impeçam um desfecho pacífico.

Não seja ofensivo

Caso as divergências tomem proporções maiores e se transformem em discussões acaloradas, mantenha o domínio de suas emoções. Reações ofensivas, sejam por meio verbal ou por escrito, podem ocasionar a responsabilização pelos danos morais causados.

Documente os acontecimentos

O ideal é que todas as questões entre condôminos sejam levadas ao conhecimento da administração e registradas no livro de ocorrências do condomínio. Além disso, é interessante manter um histórico do caso e cópias da comunicação entre o síndico e os condôminos por escrito.

Comunique-se com outros moradores

Se a situação está causando incômodo a mais de um dos vizinhos, o ideal é que todos os atingidos se comuniquem entre si. A articulação coesa entre os afetados facilita a tomada de decisões, solicitações para a aplicação de multas e outras providências adicionais que possam ser necessárias.

A briga de vizinho em condomínio é um acontecimento natural, proveniente da convivência entre seres humanos. Mais importante do que ignorar o conflito e suas origens é reconhecê-lo e permitir que a disputa se torne uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.

O síndico tem um papel fundamental na gestão de conflitos em condomínio, devendo agir para manter a harmonia do ambiente e cumprir suas obrigações legais.

Você já se envolveu em uma briga de vizinho ou presenciou alguma ocorrência? Deixe o seu comentário e divida conosco as suas experiências!

26 de fevereiro de 2019 Vida em Condomínio

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *