Blog Conectiva

Por que contar com apoio na elaboração de um planejamento jurídico?

A vida em condomínio é bastante complexa e uma série de problemas podem surgir. Nem sempre o síndico e a assembleia saberão lidar com todas as questões, de modo que o ideal é contar com apoio especializado. O planejamento jurídico é um dos trabalhos mais importantes para garantir o cumprimento das normas legais e deve ser feito de forma profissional.

Seu condomínio conta com um planejamento jurídico? Quais são as vantagens de fazer um? Continue lendo nosso artigo para aprender como esse serviço pode melhorar a gestão do condomínio!

O que é planejamento jurídico?

O planejamento jurídico é um serviço que visa mapear as situações cotidianas da administração sob o ponto de vista da assessoria jurídica. Durante o planejamento, pode-se identificar a necessidade de procedimentos que minimizem riscos ou até mesmo a alteração de normas do condomínio.

Por que ele é importante?

A importância do planejamento jurídico na gestão do condomínio encontra-se na possibilidade de atuar de forma proativa, para criar procedimentos e medidas preventivas de litígios futuros.

As principais contribuições de um planejamento jurídico para condomínios são:

  • criação de protocolos para atendimento de reclamações e pedidos dos condôminos, a fim de evitar a inclusão do condomínio como réu em ações judiciais;
  • revisão da convenção do condomínio e do regimento interno para identificar possíveis mudanças;
  • identificação das principais formas de conflitos no ambiente condominial e desenvolvimento de estratégias para mediação destes;
  • aprimoramento das estratégias para evitar inadimplência e agilizar a cobrança das taxas condominiais em atraso;
  • analisar os pagamentos de tributos e contribuições feitos pelo condomínio, a fim de verificar se é possível obter algum desconto ou redução;
  • examinar os contratos firmados para inquirir a necessidade de modificações que possam ser mais vantajosas;
  • identificação de eventuais irregularidades com a lei ou normas técnicas e busca de soluções que visem a conformidade, com planejamento das iniciativas necessárias.

As diversas frentes de atuação do planejamento jurídico fazem com que seja necessário contratar uma assessoria especializada em condomínios. A experiência nesse setor é fundamental para o sucesso do planejamento e para a oferta de soluções específicas para a gestão condominial.

Por onde começar?

Se o condomínio não possui um planejamento jurídico, já está atrasado! A elaboração deve ser feita assim que possível a fim de evitar problemas futuros, ou ao menos reduzir sua proporção. Ações judiciais, multas e autuações podem ter um impacto desastroso nas finanças do condomínio e a atuação estratégica e preventiva é o melhor investimento.

Reúna todos os documentos e informações da administração. Faça uma lista das principais questões que possam surgir. Em seguida, discuta em assembleia a contratação de uma empresa especializada para a elaboração do planejamento jurídico e busque a assessoria que seu condomínio precisa.

O planejamento jurídico do condomínio é essencial para evitar problemas e saber como agir quando eles surgem. Contar com a assessoria especializada em condomínios garante que o planejamento seja feito levando em conta todas as particularidades, sem deixar nenhum ponto importante descoberto.

Agora que você já conhece a importância do planejamento jurídico entre em contato conosco e conheça soluções especialmente pensadas para seu condomínio!

23 de julho de 2018 Administração Condominial

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *